Dicas, Dicionário de Culinária, Receitas
Poolish: como deixar sua baguete ainda mais saborosa
Veja com fazer Poolish, o fermento tradicional da baguete francesa!
Há uns dias postei aqui uma receita de como fazer uma legítima baguete francesa em casa. Agora é hora de incrementá-la um pouco!
Na receita anterior, usamos somente o fermento tradicional para fazer o nosso pão. Já ficava bem gostoso, mas podemos deixá-lo ainda melhor se usarmos uma técnica de fermentação conhecida como Poolish. Apesar do nome esquisito, é bem fácil!
Para fazer o Poolish, basta separar metade da quantidade de farinha da receita e misturar com o peso equivalente em água e 0.6% dessa quantidade de farinha em fermento fresco ou 0.2% em fermento seco.
No caso da nossa receita de baguete, isso significa 315g de farinha, 315g de água e 1,89g de fermento fresco ou 0,63g de fermento seco. Feita a mistura, cubra com um filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por algo entre 12 e 16 horas (ou retarde a fermentação colocando na geladeira por até três dias).
Passado o tempo de espera, simplesmente misture o Poolish com os ingredientes restantes (ou seja, 315g de farinha, 65g de água, 12g de sal e 6.11g de fermento fresco ou 3.37g de fermento seco) e continue como na receita original. Seu pão ficará uma delícia!
Dicas:
- Se possível, use uma balança de cozinha para garantir que o peso da água será o mesmo do da farinha. Mas não se desespere caso não tiver uma balança, basta colocar aproximadamente as mesmas quantidades, já que um litro de água costuma pesar cerca de 1kg;
- A quantidade de fermento que vai no poolish é realmente ínfima, sendo difícil medi-la mesmo com as balanças mais tecnológicas. O jeito, então, é ir no “olhômetro” mesmo! Só note que essa quantidade de fermento não chega a preencher nem metade de uma colher de café.
Related Posts
Receita de Espinafre Refogado Bruxelas com alerta máximo de terrorismo