Bruxelas com alerta máximo de terrorismo
Alteração do estado de alerta, que antes era nível 3 de 4 ocorreu na madrugada deste sábado.
Este deveria ser um final de semana de festa em Bruxelas. Algumas atividades relacionadas ao Natal, como a chegada do Papai Noel em Vilvoord, comuna ao norte de Bruxelas estavam programadas há tempos e movimentariam a cidade. Mas esta madrugada, o Conselho Nacional de Segurança da Bélgica decidiu alterar o estado de alerta para ataque terrorista de 3 para 4 na região da capital. E 4 é o nível máximo.
Poucas informações foram divulgadas sobre a decisão por tal procedimento, provavelmente para inibir ações terroristas, tais como as que ocorreram em Paris no último final de semana.
Confira como está o clima na cidade e quais são as recomendações para as pessoas que habitam e circulam na região da capital Bruxelas. Se você é turista e está em Bruxelas, estas informações são bem importantes.
Clima na cidade
Após os ataques em Paris, pelo fato de que alguns dos responsáveis viviam em Bruxelas e por conta das muitas operações quem vem sendo realizadas pela polícia daqui, o movimento de turistas diminuiu consideravelmente. Para quem está acostumado com ruas cheias, e quem esperava pelo grande movimento que sempre existe na época do Natal, é realmente muito estranho.
Desde ontem, mesmo antes da elevação do nível de alerta, a cidade nos parecia bem mais silenciosa que o habitual. Moramos em uma região bem central de Bruxelas, e não ver grande circulação de pessoas nos preocupa.
Ademais, vale informar: shoppings e supermercados estão fechados, metrô e trens subterrâneos não estão operando (até pelo menos 15h de domingo), eventos públicos e feiras foram cancelados e o policiamento das ruas está altamente reforçado, com uso de carros blindados e presença de segurança de elite em pontos como a Grand Place. Como acabou de anunciar um jornal italiano, “Bruxelas é uma cidade blindada.”
Recomendações de segurança
Todas as lojas do centro da cidade tiveram recomendação para que fechem as portas nesse sábado e até as 13h, boa parte já tinha encerrado suas atividades. As únicas atividades que permanecem em funcionamento são bares e restaurantes, o que de certa forma é bom para turistas que já estão na cidade.
Um telefone foi disponibilizado para quem deseja mais informações sobre o estado de alerta. Se desejar, ligue para 1771. Ligue para a polícia apenas em casos de emergências.
De qualquer forma: evite lugares com grandes concentrações de pessoas e eventos públicos; facilite as ações de controle de segurança realizados pela polícia; não espalhe rumores – divulgue apenas informações fornecidas por autoridades e polícia.
Fonte de imagens e informações: jornal Le Soir.
Related Posts
Poolish: como deixar sua baguete ainda mais saborosa MasterChef Brasil 2016: valendo!
[…] conta dos ataques ocorridos em Paris, me senti na obrigação de informar quem visita a cidade (ver post aqui). Desta vez não é diferente, e o faço, muito triste por tudo que aconteceu esta semana em […]