Receita de Salmão Belle Meunière
Esta receita de Salmão Belle Meunière que replico abaixo não é a receita clássica – que leva poucos ingredientes, mas sim a que aprendi com a mãe de um amigo.

Quem frequenta este blog há mais tempo já deve ter percebido que gosto de uma receita tradicional, mas que sempre menciono as diferenças. Esta de Salmão Belle Meunière não é diferente, mas como uma autêntica receita de viagem, replico em casa tal como aprendi.
A receita tradicional começa que é feita com um peixe diferente – o sole (e nem sei se tem um equivalente no Brasil), que enfarinhado, é frito na manteiga e depois banhado em molho de manteiga, limão, sal e salsinha. Só isso já basta e, acredite, é uma delícia.
Esta que replico abaixo aprendi em uma Páscoa que passamos no litoral de Santa Catarina, e já deixo como fica para você replicar na próxima sexta-feira Santa (ou quando tiver vontade!). Vale lembrar que fica excelente também com tilápia (eu faço com salmão pois não encontro tilápia aqui). Não coloquei quantidades pois fica ao seu critério.
Receita de Salmão Belle Meunière
Ingredientes
- Filé de salmão (sem pele);
- Manteiga;
- Champignon em conserva;
- Alcaparras;
- Chalote pequena ou cebola roxa (não precisa de muito);
- Salsinha;
- Limão;
- Sal e pimenta;
- Farinha de trigo
- Batata frita e arroz branco para acompanhar.
Modo de preparo
Tempere o salmão com sal e pimenta, polvilhe um pouco de farinha de trigo (para formar uma crostinha). Em uma frigideira, doure os filés em fogo médio na manteiga, até que estejam corados. O tempo vai depender do tamanho e altura do seu filé. Retire da frigideira e coloque em uma travessa.


Na mesma frigideira (a menos que a manteiga tenha tostado demais), coloque mais manteiga e doure a chalote/cebola picada em cubinhos. Quando estiver bem passada, adicione o champignon em conserva e as alcaparras. refogue por um minuto e adicione suco de limão (quantidade vai depender de quão azedo você gosta seu molho, então sugiro colocar um pouco e ir provando). Adicione sal e pimenta, prove, ajuste sabores de acordo com seu gosto pessoal.
Finalize adicionando salsinha picada e desligue. Coloque o molho sobre os filés de salmão e sirva acompanhado de batata frita e arroz branco.


Dica: para não servir frio, sugiro fazer o salmão mal passado, colocar na travessa e depois de adicionar o molho, deixar mais alguns minutinhos no forno, para garantir que o prato estará quente sem que o salmão esteja passado demais e frio.