Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Malta, Viagem

Malta: post intro com dicas

Insular e um dos menores países da Europa, chegou a hora de começar nosso tour por Malta!

Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Liechtenstein e Vaticano são os menores e menos populosos países europeus. Já tive oportunidade de visitar Mônaco (pois = França), Vaticano (pois = Roma) e Liechtenstein (este só para contar na lista). E agora Malta, que posso dizer que visitei e explorei de forma satisfatória. Do nosso jeito low profile, é claro.

Malta, esse mini-arquipélago no Mediterrâneo é ensolarado como toda a região banhada por esse mar, mas tem particularidades que não vi quando visitei a Grécia, o sul da Itália e o sul da França. Basicamente por conta de sua história riquíssima, digna de ponto estratégico que sempre foi. Já foi colônia britânica (por isso praticamente todo mundo fala inglês), mas o idioma local é um misto de italiano com árabe (dado a proximidade com a Itália e o período de domínio árabe).

Enfim, um lugar bem curioso de se conhecer, e que gostei muito. Tinha planos de fazer apenas dois posts, mas é tanta informação que vou fazer bem fracionado (e assim consigo ir entregando aos poucos). Por isso preferi começar com um post com dicas e infos essenciais.

Tour por Malta: o que saber antes de visitar o país

Quanto tempo ficar

Se você não for lá muito interessado em atividades marítimas e visitar Malta no inverno, creio que uma estadia de cinco dias a uma semana é suficiente. Mas se você quer aproveitar ao máximo as paisagens e atividades aquáticas, passeios, mergulhos e etc, recomendo uns 10 dias (até porque você sempre vai perder muito tempo com deslocamento devido aos engarrafamentos.

Quando ir

Se você quiser aproveitar as praias (que são poucas) e as outras muitas atividades possíveis em se tratando do Mediterrâneo, recomendo visitar o país entre o começo da primavera e o fim do verão. Mas já aviso que com o calor a população de Malta chega a níveis inconcebíveis para o que chamaria de férias decente (muito engarrafamento e tudo lotado e com fila). Estivemos lá no fim do inverno e achei que a muvuca de turistas estava ok, mas as estradas eram sempre bem movimentadas.

Onde ficar

Para decidir em que região de Malta nos hospedaríamos, segui um critério que para nós é bem importante: proximidade dos lugares onde servem cervejas locais. Isso evita precisar pegar carro ou transporte público depois de provar várias cervejinhas.

Mas esse é o nosso critério, e por isso ficamos em Sliema (bem próximo da capital Valeta). Mas se quiser um post mais detalhado sobre o assunto, recomendo esse texto aqui do blog Alma de Viajante.

Como ir

Da nossa parte, sempre preferimos não depender de transporte público quando viajamos, pois tira muito do nosso tempo e liberdade. Se esse for o seu caso siga o procedimento padrão: alugue um carro (a Europcar é a opção mais confiável aqui por estas bandas) e cuide-se ao dirigir à inglesa. Sim, lá em Malta eles dirigem do lado errado, como os britânicos.

Mas se preferir usar o transporte público, aqui neste site tem muitas dicas e ótimas recomendações.

O que tem de diferente

  • Na verdade, existem 21 ilhas que compõem o arquipélago maltês. Malta é a maior das 3 ilhas principais. Com apenas 27 km de comprimento e 14,5 km de largura, é o menor país da União Europeia e o décimo menor do mundo.
  • No entanto, não assuma que Malta é uma ilha pela qual você pode dirigir rapidamente. As estradas quase sempre estão congestionadas e muitas em péssimas condições. Nós estivemos lá no inverno, mas dizem que no verão é impossível de circular pois tem muito engarrafamento.
  • Além de ser um dos menores países do mundo, Malta também é um dos mais densamente povoados (e adicione alguns milhões de visitantes a essa mistura e pode ficar bastante movimentado!).
  • Acredita-se que o nome ‘Malta‘ deriva da palavra grega para mel.
  • Malta fez parte do Império Britânico por 150 anos e conquistou a independência em 21 de setembro de 1964.
  • Toda a população de Malta foi premiada com a George Cross pelo rei George V por sua bravura durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Gozo é a irmã menor de Malta, embora a apenas 20 minutos de balsa.
  • Comino é a pequena ilha entre as 2! Comino tem apenas 4 residentes e também é o local da lendária Lagoa Azul e da menos conhecida Lagoa Cristal.
  • As principais línguas faladas nas ilhas são o maltês e o inglês.
  • O Euro é a unidade monetária.
  • A principal companhia aérea é a Air Malta.
  • Victoria, a capital de Gozo, também é conhecida como Rabat.

— — —

Se você gosta de receitas tradicionais de outros países, não deixe de conferir esta receita de patê de feijão tradicional de Malta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.