Desvendando a receita de Cacio e Pepe
Clássico da culinária do Lazio, apesar de levar apenas três ingredientes, o Cacio e Pepe é uma das receitas mais difíceis que conheço. Saiba mais!
Já compartilhei aqui uma receita simplificada Cacio e Pepe, mas depois de anos de prática penso ser de bom tom postar a legítima. Claro que é quase impossível chegar ao sabor exato da que provei em Roma em 2016 (veja este post aqui), mas ainda chego lá.
Nomeei este post como “desvendando” porque com a prática, creio que entenda melhor o que pode dar errado nessa receita. O maior diferencial do Cacio e Pepe que tenho feito há alguns anos, é o destaque que dou para o sabor de azeite, já que foi exatamente por isso que me apaixonei pelo prato. Mas não é o tradicional e fica ao seu critério a quantidade de azeite que vai usar. O difícil dela é fazer com que o molho tenha uma consistência cremosa – e acho que o queijo faz a diferença. E olha que sempre tento usar pecorino romano, o último que comprei tinha um sabor incrível, mas não deixou o molho cremoso.
Por fim, uma dica extra que nem precisa me agradecer, e tenho certeza que vai amar (caso não seja vegetariano): preparar o molho na mesma panela em que fritou um bife. Massa vai ficar com um gostinho extra ma-ra-vi-lho-so! Sempre uso spaghetti, mas a massa tradicional usada para preparar este prato é o tonnarelli.
Abaixo, algumas das coisas mais importantes para saber antes de preparar seu Cacio e Pepe:
- na receita tradicional não leva manteiga, mas já preparei com e deu certo super certo no quesito deixar o molho mais cremoso. Então se quiser testar, adicione no mesmo momento em que abaixo indico colocar o azeite;
- o macarrão escolhido para o preparo deve estar bem al dente na hora de colocar na frigideira, pois é lá que ele vai terminar seu cozimento;
- se não der certo com o queijo que você escolheu, não tem problema! Independente disso, o sabor final está garantido;
- use bastante queijo, pois no final ele meio que “some”. A menos que não seja tão fã assim da iguaria (mas aí acho que nem iria testar essa receita, né?!);
- o uso do azeite nesta receita é bem polêmico. Alguns afirmam que leva; outros que não. Eu uso pois foi assim que comi em Roma, e assim que vi nas receitas de chefs romanos. Se decidir não usar, siga as dicas do vídeo que postei no final do post.
Receita de Spaghetti Cacio e Pepe
Ingredientes
- 200 g de spaghetti número 5 Barilla;
- 150 g de queijo pecorino romano;
- Pimenta preta moída na hora;
- Azeite extra virgem;
- Sal.
Modo de preparo
Cozinhe a massa em uma panela com bastante água e um pouco de sal. Enquanto isso, rale o queijo. Em uma frigideira a parte, aqueça umas 2 colheres de azeite extra virgem (pode usar menos ou nada, se preferir) e adicione a pimenta preta moída na hora. “Cozinhe” por 2 min. e desligue.
Quando faltar 3 minutos para a massa completar seu cozimento, retire da água – mas salve ao menos uma xícara do cozimento para usar no molho. Pode colocar a massa direto da panela para a frigideira onde prepara o molho. Separe um pouco do queijo para finalizar o prato, e coloque a maior parte em uma tigela. Adicione um pouco da água do cozimento da massa no queijo ralado e misture bem, para formar um molho cremoso.
Aqueça novamente (fogo médio a baixo) a frigideira e adicione um pouco de água do cozimento para que a massa complete seu cozimento. Misture bem enquanto cozinha, mexendo sempre para já ir formando o molho. Adicione o creme de queijo enquanto mexe com uma pinça. Assim a massa ficará bem envolta no molho. Desligue e se sentir que o molho estiver formando novos gruminhos, adicione mais um pouquinho de água quente e misture, no instante antes de servir. Finalize com mais um pouquinho de queijo ralado. Buon appetito!
— — —
Se você prefere ver vídeos de receitas, segue o vídeo do canal do Mohindi como indicação:
Related Posts
Cooking with Beer: Mac ‘n’ Cheese com Pale Ale PAM! Receita fácil: Saltimbocca de Frango