Massa com Molho Cremoso de Couve
Dica de preparo fácil para quem gosta do legume: veja esta receita de molho cremoso de couve!

Mais uma das receitas que fiz a partir de ingredientes que tinha em casa! É difícil encontrar couve aqui, então quando encontro, uso até o último talinho para evitar desperdício. Este que usei é do tipo “cavolo nero“, também conhecido como “couve toscana”.
Então acabou sendo fácil chegar a este molho cremoso de couve, que usei para complementar um belo prato de spaghetti. Segue abaixo, opção vegetariana e bem nutritiva!
Receita de Molho Cremoso de Couve para Massa
Ingredientes
- 4 folhas de couve picada;
- 100 g de queijo (usei um que tinha fatiado e que derrete fácil, pode usar qualquer um com estas características);
- 1/2 cebola picadinha;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de manteiga;
- 1/2 xícara de leite;
- 1/2 colher de farinha de trigo;
- Punhado de pinoli (ou outra castanha de sua preferência).


Modo de preparo
Em uma caçarola grande, refogue a cebola picada com uma colher de manteiga. Quando a cebola estiver começando a dourar, adicione o alho picadinho. Refogue por mais dois minutos e adicione o couve limpo e picado em tiras. Refogue até murchar e desligue a panela.

Em outra panela, prepare o molho cremoso. Comece derretendo a manteiga, adicione então a farinha e refogue. Adicione o leite, formando um molho branco. Adicione o queijo e misture até derreter. Se achar necessário, adicione mais leite e tempere com sal e pimenta (vai depender muito do seu paladar e do queijo que usar).

Adicione o molho cremoso de queijo na caçarola com o couve e misture bem. Quando a massa estiver cozida, adicione da panela do cozimento direto na caçarola onde está o molho. Se achar necessário, aqueça um pouco antes de servir (por isso sempre cozinho massa no ponto al dente, pois sempre precisa reaquecer a panela com o molho e garante que a massa não vai cozinhar demais).

Se for usar o pinoli, recomendo dourar levemente antes de colocar no prato, para finalizar. Não é necessário adicionar mais queijo ralado.


— — —
Para outras receitas vegetarianas, siga este link aqui.
Related Posts
Serra do Rio do Rastro: dica de onde se hospedar Receita de Bigilla, patê de feijão tradicional de Malta