Frutos do mar, Massas, Receitas
Receita de Massa com Lagosta
Receita de massa com molho de lagosta, para uma ocasião especial!
Eu bem sei que lagosta não é um ingrediente barato (em lugar nenhum, a menos que você mesmo pesque), mas caso você tenha a oportunidade de usar o ingrediente, fica a dica de um preparo para agradar qualquer pessoa. Pois sim, desconheço quem não goste de um belo prato de pasta, que se bem preparado pode ser algo luxuoso.
Dito isso, volto com a opção que sempre recorro quando quero preparar esse ingrediente tão precioso: compro lagosta congelada já cozida, que encontro com facilidade nos supermercados daqui. Não é a opção mais fresca, mas evito assim o trabalho de ter que sacrificar o bichinho (que é o que muitos temem). Mas não se preocupem: fora o fato de não ser fresca, reafirmo que é bem saborosa e vem de “fazendas” com certificado de produção reconhecido internacionalmente (geralmente do Canadá).
Para completar, usei também petoncles (que é uma vieira menorzinha que encontro com facilidade por aqui), mas se preferir, pode usar algum outro fruto do mar, como lula ou camarão. Chega de conversa e bora para a receita?
Receita de Massa com Molho de Lagosta
Ingredientes
- 1 lagosta de tamanho médio;
- 3 colheres de manteiga;
- 1 limão;
- Manjericão;
- 200 g de petoncles;
- Sal e pimenta branca;
- 220 gramas de massa seca (usei spaghetti Barilla sem glúten).
Modo de preparo
Descasque a lagosta já cozida e corte a carne em pedaços menores. Reserve. Em uma panela à parte, cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Em uma frigideira a parte, comece preparando o molho grelhando rapidamente os petoncles (ou outro fruto do mar que decidir usar) em um pouco de manteiga.
Quando estiverem cozidos (cerca de 2 minutos), adicione a carne da lagosta e misture. Tempere com sal e pimenta branca e misture. Finalize com suco de meio limão (ou menos, cuide para não exagerar, do contrário deixará os frutos do mar sem sabor), misture bem e desligue. Se achar que é pouco molho, coloque um pouco mais de manteiga antes de desligar.
Limpe algumas folhas de manjericão e corte finamente. Adicione no molho e quando o spaghetti estiver al dente, retire da água e coloque ele já drenado direto na frigideira onde preparou a lagosta. Ligue novamente a frigideira onde preparou o molho em temperatura média e misture bem. Enquanto aquece, a massa irá incorporar os sabores do molho.
Sirva quente, mas não recomendo adicionar queijo, pois rouba muito o sabor do prato, já que a lagosta tem um gosto muito delicado. Bom apetite!
— — —
Para quem quiser conferir a coleção completa de receitas de massa já postados aqui no blog, basta acessar este link aqui!
Related Posts
Museu Real de Belas Artes da Bélgica Para tomar cerveja em Bruxelas: Dynamo – Bar de Soif