Dicas, Dicionário de Culinária
Cortes de Carne, saiba quais são os melhores para churrasco
Cortes de Carne, saiba quais são os melhores para fazer churrasco!
Há quem diga que fazer um bom churrasco é uma verdadeira arte! Presente em diversas culturas, preparado de diversas formas…mas é possível afirmar que a maior diferença entre os “churrascos” mundo afora está principalmente nos cortes de carne utilizados, além dos instrumentos e do tempero.
Vou falar do que mais conheço, o churrasco gaúcho preparado no Rio Grande do Sul e replicado mundo afora. Seu preparo é relativamente simples: carne bovina, que recebe adição de sal grosso e fixada em um espeto de metal (originalmente, eram usadas estacas de madeira). Assa-se direto no fogo em brasa, em geral até o ponto em que a carne está bem suculenta. Em seguida, bate-se na carne para remover o excesso de sal. Isso é o que podemos chamar de um churrasco clássico por aqui.
O maior destaque fica por conta das carnes escolhidas, cada pessoa tem preferência por um determinado corte – assim como o ponto de cozimento. A picanha, bem conhecida entre os gaúchos, é considerado o corte mais precioso. E também um dos mais caros!
Mas, onde fica a picanha do boi? Para quem é do Sul, esta pergunta pode ser estranha, mas para quem é de fora e até mesmo de outro país, é extremamente normal, pois cada cultura tem uma maneira diferente de trabalhar com os alimentos. O tipo de preparo pode variar absurdamente.
Por este motivo, considero interessante compartilhar algumas ilustrações que indicam os cortes de carne bovina característicos do Rio Grande do Sul e de boa parte do Brasil também. A variação pode ser grande em alguns aspectos, dependendo da região do país, mas os mais tradicionais como picanha, filé e costela não.
Para mim, os melhores cortes de carne de gado para churrasco são, em ordem a Picanha, o Vazio, o Entrecot, a Costela e a Maminha. Outras boas opções são o Ancho, a Ripa da Costela e o Cupim. Abaixo, imagem com relação dos cortes de carne bovina mais utilizados no preparo do churrasco no Brasil.
A Bíblia Definitiva do Churrasco
Recentemente, em um projeto audacioso, a Tramontina – empresa metalúrgica gaúcha, que iniciou suas atividades fabricando e comercializando facas -, lançou recentemente a Bíblia definitiva do Churrasco. Achei um pouco estranho, pois lembra em diversos aspectos a preparação do churrasco dos Estados Unidos e não do Rio Grande do Sul. De qualquer forma, a ideia é ótima e o livro bem desejável. Depois do vídeo, entendo-o como um projeto muito criativo. E o vídeo tem versão em inglês.
Assista ao vídeo A Bíblia Definitiva do Churrasco, feito pela Tramontina.
Origem: chama-se de churrasco os pratos de carne carne assada feitos no Rio Grande do Sul/Brasil. Esta cultura tão primitiva foi mantida pelos índios Tupi da América do Sul, que costumavam defumar a carne, para que fosse preservada para consumo por mais temo depois do abate do animal. A primeira grande área criação de gado na América foi o Pampa (região de pastagens entre Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai), onde a cultura churrasqueira se desenvolveu por ser a carne o alimento mais abundante.
Related Posts
Bruschetta alla Marguerita Dúvida: posso levar chimarrão na viagem?
[…] – Carne: Você pode testar receitas com outros tipos de carne: porco, ovelha, pato, frango (comi um de frango ao vinho tinto que era dos Deuses, postarei sobre ele mais adiante) – assim como usar outros cortes de carne bovina. O que importa é que tenha pelo menos 30% de gordura, para que seja macio e suculento. Entrecot, picanha e coxão mole são boas opções. Saiba mais sobre cortes de carne bovina aqui! […]
[…] Corte a cebola e a carne em tiras finas. Se preferir usar carne moída, fique à vontade! Mas use de primeira, pois a se segunda costuma perder muita gordura. Para fazer este prato, já usei filet mignon, carne moída, patinho e vazio. Use o que preferir ou que for mais prático para você! Saiba mais sobre os cortes de carne neste post aqui! […]
gosto de cosinhar toda receita e valida p/ mim
[…] em Bruxelas nós não temos churrasqueira, mas é possível encontrar cortes de carne brasileiros e com bom preço. Por isso, vez ou outra nos dedicamos a preparar um assado como esta […]
[…] não se assuste com a quantidade de preparos de carne bovina crua!) e já abordei neste post aqui qual a melhor carne para churrasco. Mas o fato de estar morando fora do Brasil e me deparar com […]
Amei a figura da vaca com todos os pedaços separados e a tradução em português, inglês e espanhol juntos!! Há muito tempo tenho procurado a tradução em inglês e espanhol, pois Vivo nos EUA e sempre tive dificuldade em comprar carne aqui por não saber a tradução certa. Normalmente comprava à olho, mas me decepcionei várias vezes. Valeu! ?
[…] – Cortes de carne: saiba quais são os melhores para churrasco – post de 2014, mas não julgo. Continua sendo muito […]