Como fazer Ovo Poché
Comentei no post anterior (se não leu, veja aqui!) que para me alimentar decentemente mesmo fazendo comida só para mim, passei a “exercitar” técnicas e receitas com ovos.
Saber fazer Ovo Poché é essencial para quem gosta de cozinhar e hoje relato minhas experiências com esta delícia que serve tanto para o café da manhã, como parte de alguma outra refeição mais leve.
Técnicas de preparo do Ovo Poché
Na trouxinha de plástico filme
Esta foi a segunda técnica que testei e a que teve mais acolhida no público aqui de casa, rsrsrs. Você vai precisar de: Barbante; Plástico filme; Azeite extra virgem; Água; 1 ovo; Frigideira ou panela de profundidade mediana; Uma xícara ou pequeno pote; 1 pinça culinária grande.
Encha a panela ou frigideira com água pela metade. Corte um pedaço de plástico filme, com dimensões de 15cm x 15cm. Coloque o filme na xícara ou potinho e adicione um pouquinho de azeite no fundo, fazendo a “caminha” que vai receber o ovo. Coloque o ovo, feche a “trouxinha” com o ovo no centro, amarrando bem com um pedaço de barbante. Confira nas fotos abaixo como fazer:
Leve a trouxinha com o ovo para a água e segure com a pinça. O cozimento demora pelo menos 7 minutos. Confira se a clara está completamente cozida antes de dar por encerrado o cozimento. Remova o ovo do plástico filme e sirva da forma que mais lhe agradar.
Direto na água fervente
A primeira técnica que testei foi esta de cozinhar na água. Teoricamente é bem simples e fácil, mas confesso que não é a minha favorita. Para tanto você vai precisar de: 1 panela funda; 1l de água; 2 colheres de vinagre; 1 pitada de sal; 1 ovo; 1 xícara ou pequeno pote; 1 colher ou fuê.
Coloque a água para ferver. Quando estiver quente, adicione o vinagre (de álcool ou de maçã) e o sal. Aguarde levantar fervura novamente. Enquanto isso, abra o ovo na xícara ou pequeno pote. Quando a água estiver fervendo, desligue e mexa com a colher ou fuê para formar um redemoinho. Após, adicione o ovo com cuidado bem no centro do redemoinho e tampe. Após 7 minutos, retire com uma escumadeira para que escorra a água. Ele estará pronto e com o cozimento ideal: clara bem cozida e gema bem molinha.
Não sou muito fã desta técnica pelo fato de que: sinto que ficam algumas “aparas” da clara, sinto ele meio aguado (mesmo escorrendo bem e secando com uma toalha de papel, me parece meio aguado.
– Na dúvida, teste as duas técnicas e veja qual mais agrada ao seu paladar!
Related Posts
Receita de Ovos no Purgatório Macarrão com Manteiga e Sálvia