Torta Pascoalina de Ricota e Alcachofra
Minha versão desse clássico italiano, a torta pascoalina opção prática para a sexta-feira-santa.
Ainda tenho dúvidas sobre o nome adequado para esta receita, mas como foi inspirada na Torta Pascoalina tradicional italiana, decidi por deixar este mesmo. É de fato uma opção vegetariana ideal para a sexta-feira santa, e a montagem na falta de duas massas folhadas, acaba ficando similar a de um pastelão de forno.
Porém, a ideia aqui é sempre simplificar e bem por isso na minha versão de torta pascoalina ganhou massa pronta e formato prático de pastel de forno (já que as massas prontas aqui quase sempre são redondas). Também não coloco espinafre e ovos inteiros, como na receita tradicional (que conta com muitas variações). Em suma porque espinafre dá trabalho (precisa lavar, cortar, refogar antes, mas se quiser usar, é altamente recomendado) e ovo inteiro eu deixo de lado porque aqui, a alcachofra é a estrela.
E depois dessa longa introdução, segue a receita!
Receita de Torta Pascoalina de Ricota e Alcachofra
Ingredientes
- 1 massa folhada circular (+ ou – 250 g);
- 400 g de alcachofra em conserva (usei mini alcachofras em conserva, mas pode usar coração de alcachofra em conserva se preferir);
- 250 g de ricota cremosa;
- 3 ovos;
- Sal e pimenta branca.
Modo de preparo
Retire a massa da geladeira ao menos 5 min. antes de manusear a mesma (evita assim que ela quebre). Pré-aqueça o forno na temperatura indicada pela massa folhada que você for usar. Geralmente varia entre 200 e 220 graus, temperatura média a alta.
Escorra as alcachofras do líquido da conserva com a ajuda de uma peneira e deixe escorrendo para que percam o máximo de água possível. Se achar necessário, seque com um papel toalha. Pode cortar as mesmas ao meio para distribuir melhor no momento de montar a torta/pastelão.
Em um bowl, adicione dois ovos e a ricota, uma pitada de sal e outra de pimenta branca. Abra a massa folhada no papel manteiga já na forma (eu costumo usar o mesmo papel manteiga no qual ela vem enrolada). Distribua a mistura de queijo com ovos em metade da massa, deixando uma bordinha para poder fechar a massa.
Distribua a alcachofra uniformemente no recheio de ricota e dobre a massa folhada, formando uma espécie de pastel. Cole bem as bordas para fechar a torta pascoalina e finalize pincelando o ovo restante batido, para deixar brilhante e apetitosa (coisa que não fiz, mas recomendo).
Asse pelo tempo indicado na embalagem da massa folhada (geralmente de 35 a 45 min.) – sempre figo de olho para não tostar demais, então é possível que fique pronta antes. Dito isso, bom apetite e boa Páscoa!
— — —
Para mais receitas com alcachofra, esse ingrediente que eu amo, acesse este link aqui!
Related Posts
Onde se hospedar em Ypres: Hotel New Regina Onde comer em beber em Ypres: Sint Arnoldus