Receitas de Ovo Cocotte
Isso mesmo, Receitas de Ovo Cocotte, no plural. Percebo o quanto é importante postar aqui minhas experiências com esta maravilhosa proteína, depois de ler este post especial da No Sugar Foods sobre os benefícios do consumo de ovos. Leia, vale a pena aprender sobre alimentos com quem realmente entende do assunto, uma nutricionista.
A Receita de Ovo Cocotte pode não ser novidade para muitos, mas considero válido meu registro de experiências com este prato. Por isso listo vários preparos diferentes e indico que teste da forma que mais agradar ao seu paladar.
Ovo Cocotte no Microondas
Você vai precisar de: 1 travessa pequena para microondas; 1 ou 2 ovos (depende do tamanho da travessa e da fome!); Azeite extra virgem; 2 colheres de creme de leite; 2 colheres de cream cheese ou requeijão (ou queijo de sua preferência); Folhas de manjericão; 1 tomate; Sal e pimenta.
Preparo: unte o fundo da travessa com um pouco de azeite (eu exagerei um pouco, como podem perceber). Corte o tomate em rodelas e adicione em camadas na travessa, alternando tempero (sal e pimenta), manjericão e queijo. Quando finalizar, adicione o ovo (lembre de quebrar em um potinho antes, para evitar qualquer acidente. Coloque o creme de leite e salpique mais sal e pimenta.
Leve ao forno por 3 minutos ou até o momento em que a clara estiver toda branca. Vai depender da potência do seu microondas. Comi com torradinhas e salada verde.
Importante: Cuidado para não deixar a gema passar do ponto e fure a mesma com um garfo antes de levar ao forno, para evitar acidentes.
Obs: este primeiro teste que fiz foi inspirada em uma receita que vi na internet (não vou entregar onde!). Não gostei, apenas por m parecer enjoativo com o creme de leite. Mas é gosto pessoal.
Na segunda vez, fiz sem creme de leite e adicionei lascas de parmesão, além do cream cheese. Gostei bem mais! Seguem as fotos do preparo e do Ovo Cocotte pronto.
Ovo Cocotte no Forno em Banho Maria
Você vai precisar de: ramekins (um por pessoa/ovo); ovos; Azeite extra virgem; cream cheese ou requeijão (ou queijo de sua preferência); Folhas de manjericão; 1 tomate; Sal e pimenta.
Preparo: unte o fundo da travessa com azeite. Corte o tomate em rodelas e adicione em camadas na travessa, alternando tempero (sal e pimenta), manjericão e queijo. Quando finalizar, adicione o ovo. Salpique mais sal e pimenta.
Leve ao forno por 3 minutos m banho maria ou até o momento em que a clara estiver toda branca. Vai depender da potência do seu forno. Servi com pão levemente tostado, com azeite, pimenta, sal e alho(esfregado!)!
Esta outra e última receita eu segui à risca como ensina a Le Cordon Bleu (eu tenho o livro com os fundamentos culinários deles, muito bom!).
Você vai precisar de: ramekin, creme de leite, ovos, sal, pimenta, manteiga e salsinha picada.
Preparo: reduza o creme de leite (3 colheres para cada cocotte) em fogo médio. Tempere com sal e pimenta. Unte o ramekin com manteiga e tempere com sal e pimenta. Coloque um pouco do creme, depois o ovo e um pouco mais de tempero. Leve ao forno aquecido a 2000 graus, em banho maria, por 3 minutos. Mas fique atento, o tempo é curto mesmo e se passar um pouquinho, a gema fica dura e ele perde metade de sua graça!
Após remover do forno, adicione salsinha picada e sirva com torradinhas.
Preciso confessar aqui que apesar da minha teimosia em mudar receitas, esta conforme as instruções da melhor escola de gastronomia do mundo, é a melhor. Não que tenha estudado lá, mas este livro que comprei já é uma boa referência. Vou postar sobre ele e dar dicas de onde podem encontrar, se quiserem levar a experiência na cozinha para um nível mais alto.
Em tempo: Ovos na Cocotte, que é como os franceses chamam os refratários tipo que conhecemos por ramekin, é o nome da receita de ovos cozidos em banho maria, conforme este último preparo que indiquei.
Related Posts
Cerveja de quinta: Cerveja Bacchus Flemish Old Brown Livro de Receitas: Fundamentos Culinários Le Cordon Bleu