Receita francesa da semana: Piperade
Post de ontem entrava em detalhes sobre algo bem importante para a receita francesa dessa semana: Piperade, preparado com base em molho vermelho de tomates pelados. Veja como fazer esta delícia!
O Piperade é uma receita clássica do País Basco francês e é muito parecida com a receita de Ovos no Purgatório: ovos cozidos em um molho poderoso e picante. Mais uma receita francesa clássica e multiplamente testada por esta cozinheira aqui! Quantidade de ingredientes indicada para 2 pessoas.
Receita de Piperade
Ingredientes
- 4 ovos;
- 4 tomates;
- 1 pimentão vermelho;
- 2 folhas de louro;
- 1/2 cebola;
- 1 dente de alho;
- Pimenta dedo de moça;
- Molho Tabasco;
- Páprica;
- Sal, salsinha e azeite de oliva;
- Pão fresco para acompanhar.
Modo de preparo
Remova a pele e a semente dos tomates (conforme estas duas indicações), corte em cubos grandes e reserve. Corte o pimentão em cubos, a cebola em tiras, a pimenta dedo de moça (em quantidade ao seu gosto), e o alho.
Aqueça 100 ml de azeite de oliva em uma frigideira ou panela grande (que tenha tampa) e coloque alho e cebola para refogar. Quando estiverem cozidos, adicione as folhas de louro, o tomate, os pimentões, pimentas e páprica (em quantidade ao seu gosto). Ajuste sal e pimenta e deixe cozinhar por 4 min., ou até que os tomates estejam cozidos.
Quando o molho estiver pronto (pedaçudo e com caldo), é chegado o momento de colocar os ovos. Para que eles não se misturem completamente com o molho, baixe o fogo, abra um ovo por vez em um pequeno pote ou xícara e coloque na panela.
Assim que todos os ovos estiverem no molho, salpique sal e pimenta. Tampe a panela ou frigideira, pois o calor colaborará com o cozimento rápido da clara do ovo. Quando a clara estiver completamente cozida, estará pronto. Salpique salsinha picada e sirva com pão e um pouco de azeite de oliva fresco.
Related Posts
Como pelar tomates Conhecendo Luxemburgo
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]
[…] Piperade […]