Hachis Parmentier, o escondidinho francês
Não é das receitas mais emocionantes que já fiz, mas sigo firme no propósito de completar a lista de clássicos da culinária francesa.
Próxima do fim da lista quase interminável de clássicos da culinária que me propus a testar, hoje trago o Hachis Parmentier. Que apesar do nome super gringo, não é lá diferente do nosso escondidinho, e talvez seja até menos emocionante que a versão brasileira.
Digo isso porque este prato – que já fiz algumas vezes mas demorei para postar pelo fato de que não é nada fotogênico – é composto basicamente por um picadinho de carne coberto por um purê. Talvez o grande catch aqui seja o fato de que o Hachis Parmentier leva queijo no purê e embora seja uma das minhas restrições alimentares, tem o poder de elevar 90% dos pratos.
E bem por isso eu amei, me conta depois se gostou mais do que eu! Medidas como sempre para duas pessoas que comem pouco. Obs.: você pode escolher carnes diferentes para preparar esta receita, eu segui a que achei mais interessante entre todas que já vi por aí.
Receita de Hachis Parmentier
Ingredientes
- 300 g de carne de porco;
- 2 linguiças toscanas;
- 3 batatas médias;
- 150 g de queijo gruyère;
- Manteiga;
- 1 cebola pequena;
- 1 dente de alho;
- Tomilho e sálvia;
- Molho de tomate/extrato de tomate (opcional);
- 1 cenoura média;
- Salada verde para acompanhar.
Modo de preparo
Comece preparando o purê: lave e descasque as batatas, corte em pedaços grandes e coloque para cozinhar em água fria. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e esmague as batatas. Adicione uma pitada de sal, 100 g do queijo gruyère ralado, uma pitada de noz moscada, misture bem e reserve. Eu coloquei manteiga, como coloca-se normalmente em qualquer purê, mas achei que ficou bem gorduroso, então não recomendo.
Prepare o recheio do hachis parmentier: corte a carne em cubos, descasque as linguiças e corte em rodelas. Doure em uma panela antiaderente com um fio de azeite, enquanto descasca e corta a cebola em cubinhos. Quando as carnes estiverem cozidas, adicione a cebola e refogue bem. Quando a cebola estiver cozida, adicione o alho descascado e macerado, sem o miolo, misturando bem.
Adicione por fim a cenoura limpa e descascada, ralada na parte fina do ralador. Misture bem e adicione tomilho e sálvia em quantidade ao seu gosto. Refogue por mais 3 minutos e desligue. Na receita tradicional vai extrato de tomate, mas eu particularmente não gosto de ragu de carnes vermelhas com tomate ou derivados, por isso não coloca. Fica ao seu critério.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 graus) e monte o hachis parmentier em uma travessa, adicionando primeiramente o refogado de carnes e finalizando com o purê de batatas. Salpique o restante do queijo gruyère e leve ao forno até que o queijo esteja derretido e começando a dourar. Sirva quente acompanhado de salada verde.
— — —
Para conferir todas as receitas publicadas nesta serie, acesse aqui.
Related Posts
Lisieux, cidade natal de Santa Teresinha, para encerrar a viagem pela Normandia Sobre a região da Alsácia na França