Receita de Carpaccio de Filé
A primeira vez que comi Carpaccio foi quando trabalhei no Coyote, bar e restaurante de Santa Maria/RS, no ano de 2001. A receita criada pelo chef Caco Pereira trazia as finas fatias de carne crua sobre cama de rúcula e salpicada de queijo ralado, com torradinhas de acompanhamento. O tempero ficava por conta do freguês.
Em homenagem a esta época e ao Caco, que foi a segunda pessoa com quem aprendi a cozinhar, sigo esta linha produtiva, com singelas e saborosas adaptações. Por motivos de praticidade (e falta de paciência para ficar reservando restaurantes) este acabou se tornando, tradicionalmente, nossa refeição de Dia dos Namorados.
Siga as dicas e aproveite!
Receita de Carpaccio de Filé
Ingredientes
– 400 gramas de filé (parte mais estreita de uma peça inteira, que foi o nosso caso);
– 1 maço de rúcula;
– Alcaparras;
– Queijo ralado;
– 4 pãezinhos;
– Aceto balsâmico;
– Azeite de Oliva;
– Pimenta preta moída na hora;
– Sal.
Modo de preparo
Enrole o filé em papel filme e guarde no freezer até que esteja bem firme, mas não congelado. Lave a rúcula e reserve. Corte a carne em fatias finas e vá montando em um prato raso, alternando camadas de rúcula e filé.
Divida em quatro partes. Sirva-se e tempere no prato, a seu gosto, com: alcaparras, sal – não exagere, pois alcaparras e queijo ralado já são salgados! – azeite, queijo ralado, aceto balsâmico e pimenta preta moída na hora.
De acompanhamento, nada melhor que pão do dia.
Origem: o Carpaccio, com este referido nome, tem uma história tão conhecida. É certo que a grande maioria das culturas tem pratos elaborados com carne crua, mas este é certamente um dos mais populares.
Os créditos desse prato vão para Giuseppe Cipriani, proprietário do Harry’s Bar de Veneza na Itália. Ele concebeu a iguaria preparada desta forma para atender o pedido de uma requintada senhora da cidade, que recebeu recomendações médicas para comer carne crua e como remédio para sua anemia. A receita original leva as fatias finas de carne e molho com maionese fresca. A criação recebeu esse nome por conta de uma exposição que passava pela cidade na época, do pintor italiano Vittore Carpaccio.
Related Posts
Receita Fácil de Guisado de Legumes Receita de Gyoza ou Jiaozi e Dim Sum
[…] em geral o prato é considerado uma entrada. Costumo preparar como prato único, assim como o Carpaccio e demais pratos à base de carne […]
[…] e recebe muito bem variados tipos de molhos. Ideal também para Rosbife, Estrogonofe e até mesmo Carpaccio, que você pode conferir no […]