Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Portugal, Viagem

O que fazer no Porto em Portugal

Dicas breve para quem está planejando visitar a cidade do Porto em Portugal.

Estava em dúvida se postava ou não estas dicas, já tem um certo tempo que visitamos a cidade do Porto em Portugal. Mas decidi fazer meio que para deixar registrado que fui e as impressões que tive da cidade, o que gostei de fazer e dicas extras.

Até porque não posso deixar de compartilhar também aqui as dicas de onde comer (a meu ver, o que mais importa quando viajo) e penso que cairia bem fazer os dois posts. E bem sabemos que vocês vem aqui muito mais por causa da comida, mais do que pela viagem.

Por isso, bora primeiro para as dicas de o que ver e fazer? Lembrando que a ordem fica ao seu critério, que tem muito mais coisas para se ver e fazer nessa cidade adorável, e aqui trago apenas uma lista resumida do que vi e gostei. Dica: a cidade fica na encosta do rio, então prepare-se para caminhar muito, subir e descer ladeiras e escadarias!

O que fazer no Porto em Portugal

1 – Percorrer a margem do Rio D’Ouro (Cais da Ribeira)

Cartão postal do Porto, o Cais da Ribeira é um elemento importante na paisagem e economia da cidade. Além disso, recebe entre quinta-feira e domingo o Mercadinho da Ribeira – feira urbana que pretende contribuir para a manutenção do carácter típico e pitoresco da antiga venda de rua. Percorra a ponte e visite o outro lado da cidade.

— — —

2 – Tour e Degustação em uma Vinícola de Vinho do Porto

Aproveitando que está circulando pela região, um dos “passeios” mais tradicionais para quem visita a cidade é visitar e degustar alguma das vinícolas produtoras do famoso vinho do Porto. Nós escolhemos fugir das vinícolas mais conhecidas e lotadas (como a Sandeman) e acabamos no surpreendendo com a ilustre desconhecida que visitamos. Nossa degustação na Vasques de Carvalho foi quase que exclusiva, pois ela não tem vista para o rio D’Ouro e por isso tinha pouca gente. E amamos os vinhos deles, todos deliciosos, recomendo muito!

— — —

3 – Igreja e Torre dos Clérigos

Igreja dos Clérigos é um dos locais mais visitados do Porto, por seu estilo barroco. Construída entre 1735 a 1748, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Sua torre de ,aos de 76m de altura, e o acesso é feito somente por escada. O acesso ao topo foi construído pela irmandade dos Clérigos Pobres ainda no século 18. Proporciona uma vista panorâmica da cidade.

— — —

4 – Livraria Lello

Fiz um post no meu Imaginação Fértil sobre a Livraria Lello (confira o post aqui) e creio ser desnecessário me prolongar aqui. Ressalto apenas que é um local de arquitetura digno de visita, independente (e já era antes) da fama alcançada com Harry Potter. Na verdade, essa popularidade atrapalhou um pouco a vida de quem aprecia visitar belas livrarias pois para entrar é preciso comprar um ingresso e talvez até enfrentar filas. Mas felizmente é possível comprar ingresso online e reverter parte do valor em compras. O difícil é tirar alguma foto decente, pois o local está sempre lotadíssimo.

Site oficial: https://www.livrarialello.pt/pt/home

— — —

5 – Igreja do Carmo

Tipo de visita três em um, pois além da Igreja do Carmo, no mesmo passeio curto é possível conhecer também a Casa Escondida e a Igreja dos Carmelitas Descalços. A Igreja do Carmo foi construída no século 18 pela Ordem Terceira do Carmo, e é considerada como um Monumento Nacional. Ela é geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, que foi construída no começo do século 17.

A terceira construção trata-se da Casa Escondida, residência com 1 metro de largura e que não teve a permissão do Vaticano para a sua edificação. Este era o local onde tradicionalmente habitava o pároco da igreja e o mobiliário se encontra disponível para visitação.

O que me encanta nesse complexo é a fachada de azulejos pintados azuis, uma verdadeira obra de arte a céu aberto!

— — —

6 – Catedral da Sé

A Catedral da Sé é o edifício religioso mais importante da cidade do Porto e de toda a região. Situada na parte mais alta da cidade, começou a ser construída ainda no século 12, sendo que por várias décadas passou por inúmeras reconstruções, o que explica os diferentes estilos arquitetônicos de sua fachada e interior: barroco, romântico e gótico.

Ao lado da Catedral é possível visitar a Muralha Fernandina que tem 5 mil metros de extensão e 27 torres. A construção em estilo gótico data da Idade Média e na época em que foi construída no reinado de D. Afonso IV, tinha como função proteger a cidade de invasores vindos principalmente da África e Oriente Médio.

— — —

7 – Estação de São Bento

A Estação de São Bento é considerada como o melhor local para quem quer apreciar a azulejaria tradicional portuguesa. Os revestimentos dispostos nas paredes internas e teto da estação de trem ainda em funcionamento contam um pouco da história da cidade do Porto e região.

— — —

8 – Jardins do Palácio de Cristal

Este local belíssimo teve construção iniciada no ano de 1861, e foi inaugurada em 1865 pelo rei D. Luís. O objetivo do projeto era acolher a Exposição Internacional do Porto. No entanto, a construção foi destruída em 1951 para dar espaço a um polo esportivo que sediaria um campeonato de hóquei em patins.

Apesar da revolta da população, ainda hoje o lugar é chamado de Jardins do Palácio de Cristal. Além dos belos jardins, é um dos pontos preferidos para apreciar a vista do Rio Douro e assistir ao pôr do sol.

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.