Receita de Molho Marinara
Nada pode ser mais simples que uma massa com molho marinara, mas você pode elevar a mesma para outro nível, se preparar da forma correta e com os ingredientes certos. Confira aqui todos os segredinhos para arrasar naquilo que muitos chamam de massa com molho de tomate.
Sempre gostei de molho de tomate fresco, mas que me convenceu a testar da forma mais tradicional e de fácil preparo foi uma excelente matéria de jornal. Na reportagem, a história do molho de tomates criado na região litorânea da Itália.
Insisto nesta receita há anos, e garanto que ela é capaz de conquistar até mesmo os paladares mais exigentes. Isso porque se preparado da forma correta – e isso nada mais é do que trabalhar de forma a preservar os sabores essenciais dos ingredientes, fica divino. Também porque mudou minha forma de preparar molho de tomate: independente da receita, é esta base que uso.
Testem vocês também esta Receita de Molho Marinara, fica realmente uma delícia preparar dessa forma!
Receita de Molho Marinara
Ingredientes
- 4 tomates sem pele;
- 4 colheres generosas de azeite extra virgem;
- 1 dente alho cortado (ou triturado) em filetes e sem o miolo;
- manjericão a gosto (orégano, manjerona e salsinha também são boas opções);
- pitada de sal marinho (ou flor de sal);
- pitada de pimenta preta moída na hora.
Modo de preparo
Tire a pele dos tomates – veja como fazer neste post aqui! Corte em cubos medianos – quanto mais maduro o tomate, maiores podem ser os cubos. Aqueça metade do azeite e doure levemente o alho. Quando estiver cozido, adicione o tomate. Para que frite por igual, use uma frigideira grande ou wok.
Deixe cozinhar em fogo alto, mexendo algumas vezes para não queimar, por 5 min. ou até que esteja da espessura do molho que mais lhe agrada (mais pedaçudo ou mais para polpa). Não precisa cozinhar por muito tempo, só até o ponto em que começa a engrossar. Esse detalhe é importante: quanto menos cozinhar, mais fresco e saboroso será o molho. Tente manter a cor original do tomate, esse é o grande segredo do molho alla marinara.
Quando estiver no ponto desejado (com tomates mais inteiros ou mais dissolvidos), adicione o sal, a pimenta e o manjericão fresco (ou a erva fresca que escolher). Finalize com o restante do azeite – este procedimento garante que seja possível sentir o aroma e o sabor do azeite de oliva.
Dica 1: se usar este molho para bruschettas, cozinhe o tomate mas não deixe que os pedaços desmanchem quase nada.
Dica 2: se o objetivo é usar este molho para macarrão, adicione a massa já cozida na panela onde foi feito o molho. Finalize no prato com queijo parmesão ralado.
Dica 3: este molho base é excelente para frutos do mar! Basta acrescentar camarões, lulas e mexilhões de sua preferência e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos.
Dica 4: o Molho Marinara perfeito deve ser rápido e leve, de forma a sentir o gosto do azeite extra virgem muito presente na boca, mantendo a suculência do tomate fresco.
Dica 5: escolha os melhores ingredientes que encontrar. Tomates frescos e de formato mais alongado como o San Marzano são as melhores opções.
Origem: Marinara se tornou um termo genérico para molho de tomate nos EUA e muitas são as teorias sobre o surgimento do mesmo. “Alla Marinara” significa “ao pescador“, em italiano, mas esta receita originalmente não leve nenhum tipo de peixe, nem mesmo anchovas. Conforme o autor Zanini de Vita, o nome do molho preparado conforme essa receita, era usado por pescadores de Nápoles, na Itália. O truque que usavam para dar o gostinho do mar era adicionar uma pedra no fundo, para acompanhar a fervura. Por isso a minha opção por sal marinho ou flor de sal para temperar esta pasta típica da Itália.
Related Posts
Receita de Abobrinha Recheada Como fazer Quiabo
[…] massa com molho suave (e pouco) é uma excelente pedida para quem está de ressaca. Esta receita de Massa com Molho Alla Marinara é fácil e tem sabor suave. Os carboidratos da massa fornecem glicose para o organismo, e esta é […]
[…] – Molho Alla Marinara […]
[…] para usar apenas como base para cachorro quente e outras carnes. Até que descobri essa receita de molho alla marinara feito com tomates frescos e…não consigo mais usar esse tipo de molho pronto! Sei que […]
[…] Molho Alla Marinara […]
[…] cereja foi alvo de reflexão sobre meu modo de cozinhar. Depois que aprendi a preparar o molho alla marinara, nunca mais comprei molho de tomate pronto (a menos que determinada receita peça muito, mas […]
[…] Eu já preparei com estes dois tipos de molho: sálvia, manteiga e nozes (mas as nozes passaram um pouco do ponto, por isso essa aparência tostada) e com molho de tomate, que você encontra a receita aqui neste post. […]