Codorna com Molho de Tomate e Alcachofra
Primeira das duas opções de preparo de codorna, para comer obviamente com uma boa massa.
Não sei como é onde você que me lê vive, mas aqui na Bélgica é bem fácil encontrar aves não tão comumente consumidas como a codorna. Mas aqui eu acho com facilidade em supermercados maiores e preparo com uma certa frequência – e quase sempre com uma pegada italiana.
Isso porque sei que foram os imigrantes italianos quem levaram o consumo de aves de pequeno porte para o sul do Brasil. E também porque nunca vi pratos com Codorna em nenhum cardápio de restaurante aqui da Europa, para ter uma referência diferente.
Na dica de preparo de hoje sugiro Codorna com Molho de Tomate e Alcachofra, e na sequência posto o meu preparo favorito. Espero que gostem, me contem aí se gostam dessa ave e o que acharam da receita! O pré-preparo (marinada) das duas receitas é o mesmo.
Receita de Codorna com Molho de Tomate e Alcachofra
Ingredientes
- Codornas (2 ou 4);
- 1 copo de vinho branco seco;
- Alecrim, mangerona e sálvia (para a marinada);
- Sal e pimenta;
- 3 dentes de alho;
- 4 tomates sem pele (ver como pelar tomates aqui);
- Azeite;
- 4 mini alcachofras em conserva;
- Spaghetti grano duro para acompanhar.
Modo de preparo
- Comece preparando a marinada para as codornas na véspera de quando deseja consumir. Isso ajuda para que elas fiquem mais saborosas! Dissolva o sal (1/2 colher de chá é suficiente) no copo de vinho. Adicione pimenta, alecrim, sálvia e mangerona picados.
- Adicione dois dentes de alho levemente esmagados. Envolva as codornas nessa marinada e deixe na geladeira em um recipiente tampado até o dia seguinte.
- No dia seguinte, doure as codornas (sem o líquido da marinada) em uma frigideira com um pouco de azeite. Quando estiverem douradas, retire as codornas e reserve.
- Na mesma frigideira, adicione um pouco mais de azeite e refogue por dois minutos e acrescente o dente de alho picado/macerado. Antes que comece a dourar, adicione os tomates sem pele, picados em cubos.
- Enquanto o molho cozinha, corte as alcachofras em pedaços e adicione ao molho. Ajuste sal e pimenta e coloque as codornas de volta na panela do molho. Cozinhe até que as codornas estiverem quentes e com o sabor do molho incorporado (cerca de 8 min., pode tampar para garantir que as codornas estejam cozidas dentro). Se precisar, adicione um pouco de água. Quando a massa estiver cozida, adicione também na panela do molho e misture bem.
- Se quiser finalizar no prato com um pouco de queijo ou salsinha picada, fica incrível!
— — —
Se você não é muito fã de aves como esta mas ama frango ou pato, confira aqui as várias receitas já postadas no site!
Related Posts
Cooking with Beer: Risoto de Linguiça com saison Florita Castelos da Bélgica: Château Fort de Bouillon
[…] E chegou a vez de compartilhar a segunda sugestão de preparo de codorna, desta vez com molho de ervas frescas! Receita inspirada na que era preparada pela bisavó do marido, a nona Silene, e que aprendi com a sogra Nildete Barni (tem mais receitinhas dela por aqui!). Para quem não viu a primeira, segue o link. […]