Receita de Sopa de Canederli
Receita de sopa tradicional italiana, comfort food ideal para o inverno!
Esta Sopa de Canederli (canederli in brodo), a receita como transcrevo aqui, é uma das especialidades da minha sogra, Nildete Barni. Ela sempre preparou para nós no inverno, e aqui na Bélgica ainda não tínhamos feito, pois é bem difícil encontrar linguiça fresca.
Mas durante este período de isolamento social, estamos aproveitando para desenvolver as habilidades culinarísticas do marido, que decidiu fazer essa sopa. É um pouco difícil encontrar linguiça fresca por aqui e essa que usamos é mais ou menos fresca.
O que temos feito aqui para preparar esta sopa, é picar e “moer” ela no processador. No mais segue o preparo que acompanhei de perto nas vezes em que ele fez, com as devidas orientações da Nildete. Deixo um agradecimento para ela que nos cedeu a receita.
Receita de Sopa de Canederli
Ingredientes
- 2 litros de caldo de frango (eu uso caseiro, já fiz até com peru e ficou uma delícia);
- 6 a 8 fatias de pão de forma sem casca;
- 1 ovo;
- Leite (o quanto baste para molhar o pão, mas pouco);
- Farinha até dar o ponto (nós fazemos ponto de quenelle, mas se preferir, coloque um pouco mais para enrolar com a mão e deixar mais durinho);
- 250 g de salame fresco (colonial, artesanal);
- 1 cebola média;
- Maço de salsinha;
- Pimenta preta.
Modo de preparo
Descasque a cebola e pique em cubinhos. Coloque para dourar com um pouco azeite, enquanto despedaça/pica/tritura o salame. Se for um pouco mais seco, use um processador de alimentos para moer. Mas não pode ser seco demais, pois fica duro no canederli.
Depois que a cebola dourar levemente, adicione o salame triturado/despedaçado e refogue por mais 3 min. Finalize adicionando a salsinha limpa e picada finamente e desligue.
Aqueça o caldo enquanto prepara o restante do canederli. Em um bowl grande, coloque o pão cortado em cubos e molhe com um pouco de leite. Adicione o ovo e misture bem. Adicione o refogado de salame-salsa-cebola quando estiver frio e misture.
Adicione por fim farinha aos poucos, até dar ponto para quenelle (firme, mas mole) ou o suficiente para enrolar em bolinhas. Quando o caldo estiver fervendo (mas em fogo médio), faça o teste com a colher formando a quenelle. Se não desmanchar, é porque está no ponto certo. Se desmanchar, é preciso colocar um pouco mais de farinha. Ponto é similar ao de nhoque.
A indicação de que estão cozidos é quando os canederlis sobem para o topo da sopa. Sirva quente e se quiser, adicione queijo ralado. No dia seguinte, fica melhor ainda!
— — —
Para outras receitas de sopa, acesse a categoria através do link.
Related Posts
Receita de Batata Suíça ou Rösti Dicas de onde comer e beber em Atenas