Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Brasil, Viagem

Vale do Rio das Antas em Veranópolis: o que fazer

Dicas de o que fazer para apreciar o Vale do Rio das Antas em Veranópolis no Rio Grande do Sul.

Quem me acompanha no Instagram (@receitadeviagem ) sabe que sempre que vou ao Brasil, visito a cidade de Veranópolis no Rio Grande do Sul. E uma das principais características da região é a beleza do Vale do Rio das Antas.

O rio que banha parte da região corre apenas no estado do RS e nasce no município de São José dos Ausentes, forma uma serra sinuosa e encantadora, percorrendo várias cidades, principalmente Veranópolis e Bento Gonçalves. Claro que pode ser apreciado em outros municípios, mas hoje quero falar do que conheço, especificamente.

Isso porque na nossa última viagem ao Brasil aproveitamos para circular na região do Vale do Rio das Antas e descobrimos algumas opções interessantes de turismo que gostaria de compartilhar. Espero que apreciem e se visitarem algum deles, por favor, me marquem nas redes sociais!

O que fazer no Vale do Rio das Antas e Veranópolis

A ponte do Rio das Antas entre Veranópolis e Bento Gonçalves

Um dos nossos programas favoritos na região é uma pausa em uma das tendas que comercializam produtos locais (doces, rapaduras, frutas, pinhão, vinho, cachaça…) para tomar um caldo de cana. Elas tem as melhores views da Ponte Ernesto Dornelles no Rio das Antas, com cardápios variados e até opção de pousada com piscina.

— — —

Monte Claro

Recém inaugurada área de camping é também uma ótima opção para apreciar a bela paisagem do vale formado pelo Rio das Antas. O Monte pode ser visto em boa parte da paisagem do vale e o acesso ao camping é via estrada de chão (mas em boas condições). Paga-se um ingresso por pessoa (que pode ser por dia e aproveitar a infraestrutura) ou para acampar. Alguns chalés tem vista de tirar o fôlego para quem quiser apreciar o amanhecer na região.

— — —

Vinícola Simonetto

Falou em Serra Gaúcha, falou em vinho! E a Vinícola simpática na localidade de Monte Bérico, interior de Veranópolis é uma opção para quem visita a região e está em busca de bons rótulos, por preços bem mais em conta que as famosas vinícolas de Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos. Também produzem espumantes ótimos e oferece opções de atividades turísticas.

Confira informações completas no site oficial da vinícola: Vinícola Simonetto

— — —

Apreciando os casarões antigos do centro de Veranópolis

Um dos meus passeios favoritos na cidade é caminhar pelas ruas da cidade para ver os casarões antigos, e apreciar o que resta da bela arquitetura que toda a cidade já teve. Concentrados em sua maioria no centro do município fundado em 1898, são uma boa opção de passeio para completar o tour.

— — —

Cascata da Urtiga na Quarta Seção

Para quem gosta de um pouco de aventura em meio a natureza, esta é uma das muitas cascatas que podem ser visitadas na região. Nós não descemos até a cascata, avistamos ela apenas do alto da linha férrea, mas neste post aqui você confere mais informações. Recomendo cuidado, mas a própria via férrea (que era meu objetivo no dia) é um local muito bonito e permite um bom panorama da região. A trilha que sai da ponte até a cascata tem cerca de 800 m.

— — —

Existem várias outras opções de atividades turísticas na cidade (além de restaurantes e pousadas), mas estas são as que visitei mais recentemente. Se você está planejando um tour neste outro lado da serra gaúcha, segue um lista breve:

  • Parque Cascata dos Monges, onde estão os mirantes para a cascata e para o vale;
  • Igreja Matriz e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes;
  • Gruta Selvagem, que abrigou tribos de índios caingangues;
  • Espigão do Belvedere, com vista para o Rio das Antas;
  • Vila Bernardi, onde viveu o poeta e escritor veranense Mansueto Bernardi;
  • Cascata da Usina Velha;
  • Casa da Cultura, onde estão o Museu Histórico Interativo e a Biblioteca Pública.

Também deixo a dica para quem quiser fazer uma refeição no local: Cervejaria Alterbergg, com ótimas opções de hamburguers, alguns pratos e petiscos.

— — —

Ainda são poucos posts com dicas de viagem no Brasil, mas se quiser conferir o que já foi postado, basta acessar este link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.