Receita de Risoto Árabe
Essa receita tem inspiração no Risoto Árabe do restaurante Al Nur de Porto Alegre (amo!). Não sei como eles fazem, não pesquisei a receita e óbvio, fiz meus acréscimos. Acho que a maior diferença está na adição de berinjela. Espero que gostem!
Receita de Risoto Árabe
Ingredientes
– 1 berinjela grande;
– 300 gramas de carne picada ou moída;
– 1/2 de xícara de arroz (cru) ou 1 xícara de arroz cozido;
– 1/2 cebola cortada em tiras muito finas;
– 1/2 xícara de salsinha picada;
– 1/2 xícara de amêndoas picadas;
– 150 gramas de manteiga;
– 2 colheres de azeite extra virgem;
– Pitadas de sal, pimenta e cominho.
Como preparar
Se não tiver arroz cozido pronto, prepare o arroz e reserve. Corte a berinjela, sem casca, em tiras finas. Coloque no escorredor de massa, salpique sal e reserve. Ela deve perder um líquido marrom, onde está concentrado boa parte de seu amargor. Se tiver aparência de muito molhada, seque com tolhas de papel.
Corte a cebola e a carne em tiras finas. Se preferir usar carne moída, fique à vontade! Mas use de primeira, pois a se segunda costuma perder muita gordura. Para fazer este prato, já usei filet mignon, carne moída, patinho e vazio. Use o que preferir ou que for mais prático para você! Saiba mais sobre os cortes de carne neste post aqui!
Corte finamente a salsinha e as amêndoas e reserve. Inicie o processo de refogar os alimentos separadamente na manteiga, com pitadas de sal e pimenta: primeiro a cebola, depois a berinjela, e por fim a carne. Misture estes 3 ingredientes já refogados em uma panela maior (a wok é ideal para isso!) e leve ao fogo baixo.
Assim que estiverem quentes e bem misturados, desligue o fogo. Adicione o cominho, o azeite, a salsinha e as amêndoas picadas e misture bem. Sirva acompanhando de salada verde.
Dicas:
– se preferir ou achar mais prático, ao invés da amêndoa use noz pecan, pistache ou castanha do pará. Considero este ingrediente importante para finalizar as diversas texturas que compõem o prato;
– o azeite só é colocado na finalização para que mantenha seu sabor característico;
– por fim, se quiser deixar esta receita top de linha em questão de sabor e saúde, adicione Granola Artesanal Salgada da No Sugar Foods! Para comprar, visite o site e conheças os produtos da marca: https://nosugarfoods.wordpress.com/
Related Posts
Cerveja de Quinta: Cerveja Palm Hop Select Pizzaria em Bruxelas: Mamma Roma
[…] já comentei anteriormente neste post aqui, onde ensino a fazer kibe cru (e aqui, onde postei a receita do meu Risoto Árabe), o Al Nur é um dos meus favoritos em termos de […]