Receita de Arroz de Pato
Uma receita com pato que atravessou o oceano Atlântico e faz parte da culinária tradicional de Portugal e do Brasil.
Estava a conversar com a Ana do Comida de Gringo sobre cassoulet e confit de pato e lembrei que embora tenha encerrado a serie de posts sobre Portugal, ainda não postei minha Receita de Arroz de Pato!
Minha receita é inspirada no mesmo livro de receitas portuguesas de onde aprendi a fazer o Caldo Verde (e que comprei em um de nossas idas a Lisboa, na loja do Museu Marítimo). Já deixo essa dica para quem gosta de cozinhar: quando viajar, compre livros de receitas. Em geral, toda loja de museu tem algumas opções, e principalmente em inglês. Assim que puder, posto aqui minha coleção de livros de receitas adquiridas em viagem!
Agora vamos para a Receita de Arroz de Pato?! Quantidade indicada para duas pessoas.
Receita de Arroz de Pato
Ingredientes
- 300 g de carne de pato (eu usei uma coxa e sobrecoxa);
- 1 perna de chouriço;
- 3/4 de xícara de arroz branco (agulha é o ideal);
- 1 talo de alho poró;
- Ramos de tomilho, alecrim e sálvia;
- Folhas de louro;
- Grãos de pimenta preta;
- 1 dente de alho;
- Sal e azeite (ou gordura de pato);
- Meia cebola;
- Coentro fresco e cebolinha para finalizar.
Modo de preparo
Cozinhe a carne de pato com o chouriço, o alecrim, o tomilho, a sálvia, o alho poró cortado em pedaços, as folhas de louro, o dente de alho e as sementes de pimenta, além de um pouco de sal e água (em quantidade até cobrir o conteúdo) para ferver em uma panela de pressão por aproximadamente 25 min. Ou ao menos até que a carne esteja bem macia para poder desfiar com facilidade.
Depois disso, desligue a panela, coe o líquido e reserve. Descarte tudo, menos as carnes. Em uma outra panela, refogue a cebola cortada em cubinhos em um pouco de gordura de pato (ou azeite), até que esteja quase dourada. Adicione o arroz, misture e vá adicionando o caldo do cozimento do pato aos poucos, até que o arroz esteja cozido. Quando ele estiver no ponto, desligue.
Enquanto o arroz cozinha, desfie a carne de pato (eu gosto dele em pedaços maiores, mas você pode fazer como preferir), corte o chouriço em rodelas e pique o coentro e e a cebolinha. Quando o arroz estiver cozido, adicione a carne do pato, o chouriço e os temperos frescos e misture bem. prove e ajuste (se necessário) adicional sal e pimenta. Sirva com salada verde!
— — —
Caso tenha interesse nos livros da coleção Comida de Gringo, seguem os links para comprar na Amazon do Brasil.
Related Posts
Receita fácil de Velouté de Alcachofra Passeio pela ilha de Gozo em Malta