Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Malta, Viagem

Os Templos Megalíticos de Malta

Atração para quem gosta de viajar no tempo, os Templos Megalíticos de Malta são uma importante atração turística.

Vários templos megalíticos podem ser encontrados em Malta e Gozo, todos construídos entre os séculos 4 e 3 aC., sendo anteriores as Pirâmides do Egito. Nós visitamos o sítio arqueológico de Hagar Qim, próximos à cidade de Qrendi, no sul de Malta, mas existem outros como o de Ggantija na ilha de Gozo, Tarxien na cidade de Tarxien e Mnajdra, a apenas 500 metros de Hagar Qim.

Os templos megalíticos de Malta são uma manifestação cultural, considerados os templos mais antigos do mundo. Acredita-se que esses santuários eram utilizados para diversas práticas religiosas, e até de sacrifícios rituais com animais. Também foram encontradas diferentes estátuas de barro e acredita-se que os locais adoravam os deuses mais comuns do Mediterrâneo.

Templo de Ħaġar Qim em Malta

Localizado no topo de uma colina ao sul de Malta, Ġgantija (Qrendi), foi construída entre 3600 a.C. e 3200 a.C. Desde 1992é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

O complexo Hagar Qim consiste em um templo principal e três estruturas megalíticas próximas. O templo principal foi construído entre 3.600 e 3.200 a.C., porém, as ruínas do norte são muito mais antigas. A entrada exterior serve de passagem interior que liga a seis grandes câmaras. A parede exterior é construída com grandes blocos em posição vertical, criando assim um edifício extremamente sólido. Esta passagem de entrada e primeira sala seguem o padrão dos templos megalíticos de Malta, mas à medida que a construção avançava, este desenho foi modificado consideravelmente.

Uma das suas paredes contém o maior megalito maltês: mede cerca de 5,2 m e pesa cerca de 57 toneladas. A sua decoração é composta por motivos vegetalistas e espirais. Há um altar decorado nos quatro lados.

Durante as escavações, foram encontradas no seu interior várias estátuas de “mulheres gordas”, que estão expostas no Museu Nacional de Arqueologia de Valetta.

Para programar sua visita, consulte horários e valores de ingresso no site oficial de turismo de Malta: https://heritagemalta.mt/ – vale lembrar que é possível adquirir ticket único para fazer um tour em todos os templos megalíticos. No site também é possível conferir eventos especiais realizados nestes e outros pontos turísticos (alguns bem interessantes!).

— — —

Para outros posts sobre Malta, siga a TAG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.