Crepe Francês
Delícia irresistível da região da Bretanha, veja como fazer mais um clássico da culinária francesa.
O crepe é uma das opções mais populares da cozinha da França, pois a possibilidade de variar no recheio faz dele um prato muito versátil. A receita tradicional é feita com trigo sarraceno, que é mais escuro e fibroso. A receita com farinha de trigo branca só surgiu no século 20 e é utilizada para preparo de crepes doces.
Para quem gosta de ser mais preciso e seguir as regras centenárias da culinária francesa: crepe salgado (com recheio salgado) é feito com trigo sarraceno. Mas não espere encontrar este nome no menu de nenhuma creperia, pois crepe com recheio salgado é galette. O crepe, nome pelo qual conhecemos a iguaria, é feito com farinha branca e recheado com doces. A bebida que acompanha o crepe é a cidra.
Eu costumo fazer crepe com farinha branca, tanto para recheios salgados quanto doces. E tem um segredinho que revelo agora, que faz dessa receita especial. Veja como é fácil fazer e seja criativo na hora de elaborar os recheios, para honrar este meu pequeno segredo revelado! O mais tradicional leva cogumelos salteados, presunto,queijo ralado e ovo frito com gema mole.
Receita de Crepe Francês
Ingrediente
- 300 g de farinha de trigo;
- 3 ovos;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 50g de manteiga derretida;
- 150 ml de leite;
- 150 ml de cerveja (eu uso blonde, mas você pode usar qualquer uma clara);
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de sal.
Modo de preparo
Em um bowl, misture os ovos e o leite e bata bem com um fouet. Misture aos poucos metade da farinha e depois, o óleo e a manteiga. Adicione a cerveja aos poucos, sempre misturando bem e depois o restante da farinha.
Aqueça uma frigideira antiaderente de tamanho médio no fogo médio e unte com um pouco de manteiga. Coloque uma concha da massa de crepe e espalhe bem, para que forme uma espécie de panqueca fina e uniforme. Deixe cozinhar por cerca de 2 min. e vire. Retire da frigideira depois que estiverem levemente dourados dos dois lados e prepare para rechear.
Confira no vídeo abaixo como fica a textura da massa de crepe francês:
Para rechear: você pode usar o que o que estiver a fim – eu gosto da combinação de carnes, queijo e legumes. Frango com palmito e catupiry é uma opção bem brasileira e deliciosa; bacon e aspargos é bem diferenciada. Para os doces, queijo e goiabada, ou Nutella com morangos.
Depois de separar os ingredientes do recheio, distribua no centro e enrole em forma de envelopes gordinhos. Leve novamente à frigideira em fogo médio, para selar as bordas e aquecer o crepe – por isso nao deixo que fiquem muito dourados durante o cozimento. O procedimento é o mesmo para crepes doces e salgados.
Related Posts
Churchill’s, The English Pub em Bruxelas Le Corbeau, restaurante em Bruxelas