Bruxelas, Onde comer (e beber!)
Le Corbeau, restaurante em Bruxelas
Conheça o restaurante do centro de Bruxelas que depois do jantar, vira balada e clientes podem dançar em cima das mesas.
À primeira vista e em horário normal de almoço ou jantar, a Brasserie Le Corbeau no centro de Bruxelas parece apenas mais um restaurante antigo, que serve comida belga. Mas o que poucos sabem – e podem descobrir de forma bem inesperada – é que este restaurante bem tradicional da cidade (em funcionamento desde 1874!), vira balada depois das 22h (nas sextas e sábados).
Não se sabe ao certo quando o costume começou. A região onde o estabelecimento está lotado era conhecida no final do século 19, por sediar cabarés, cafés, casas de shows e espetáculos – é talvez daí que venha a tradição de, depois de um certo horário, liberar clientes para dançarem nas mesas. Sextas e sábados à noite são conhecidas como “as noites do inferno”, quando a música rola solta e a festa termina só ao amanhecer. A ideia que assim, os clientes possam se libertar do stress de uma semana intensa de trabalho. Ou apenas se divertir.
Sobrevivente antigo em uma região modernizada e que intercala prédios novos e com outros desta mesma época, o Le Corbeau faz referências ao escritor Edgar Alan Poe e seu célebre poema O Corvo (The Raven), Le Corbeau em francês. Tem cerveja própria e apesar do fator festa que toma conta do ambiente duas vezes por semana, é uma excelente opção de restaurante que serve comida belga tradicional.
Do extenso cardápio de cervejas, peça a da casa Bière du Corbeau (4 euros o copo) ou arrisque uma Lambic – estilo de cerveja típico da região de Bruxelas, de fermentação natural e sabor bem ácido.
Para comer, opções de pratos típicos belgas ou franceses, alguns com molhos à base de cerveja belga.
No site da Brasserie Le Corbeau você confere o cardápio completo, com opções disponíveis somente para almoço com preço diferenciado.
Horários: de segunda à sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h (cozinha).
Brasserie Le Corbeau
18, rue St-Michel
1000 Bruxelles – Belgique