Dicas, Dicionário de Culinária
Cerveja belga Dead Man’s Hand
Cerveja de quinta também vai para a tag do insta #caveiradesexta. Conheca mais uma cerveja belga!
Quem me acompanha no Instagram (me segue lá: @receitadeviagem ) sabe que gosto de representações de ou com caveiras. Ao contrário do que muita gente pensa, a presença delas em imagens e esculturas está relacionada também ao renascimento. But, como não é esse o assunto do dia, entrei nessa pauta para justificar o motivo da escolha inicial por esta cerveja: o rótulo! Mas nada disso vem ao caso agora. Vamos ao que interessa: a descrição da cerveja!
Esta cerveja belga Dead Man’s Hand é uma Russian Imperial Stout, versão maturada em barris de vinho. Existem outras versões feitas em barris de whisky e bourbon. Certamente este é o motivo do aroma licoroso que sentimos nesta cerveja. Quanto a aparência, é de coloração bem escura, um pouco turva e com depósito. Tem espuma fraca e não persistente.
Já no sabor, esta Dead Man’s Hand apresenta notas de café e cacau, com um toque amadeirado. Um pouco do sabor de vinho tinto também se faz presente, por conta do barril utilizado. Esta cerveja é levemente ácida e tem teor alcoólico de 10% não perceptível.
Harmonização de cerveja Russian Imperial Stout
De sabor complexo, gerado a partir de combinações de maltes torrados, as cervejas deste estilo em geral tem alto teor alcoólico, sendo apropriadas para o período de frio por sua durabilidade. Por mais curioso que possa parecer, a primeira Russian Imperial Stout foi fabricada na Inglaterra.
Por ser mais encorpada, acompanha muito bem sobremesas, principalmente as feitas com chocolate e frutas vermelhas. Harmonize com Petit Gateau, Tortas, CheeseCake e até mesmo um Tiramisù. Isso porque o amargor da cerveja corta a gordura que contém na mesma, melhorando a experiência do consumo de ambas.
Related Posts
Receita de Suflê de Queijo Visitando a Cidadela de Namur na Bélgica