Receita de Suflê de Queijo
Além da receita clássica de Suflê de Queijo, dica para quem quer incrementar a receita e deixar a refeição mais completa.
O Suflê de Queijo, ou na língua de Balzac “Soufflé au Fromage”, é uma das receitas francesas mais conhecidas e replicadas em todo mundo. Mais uma para a lista de pratos testados para o blog, que compartilho com carinho.
Esta é a terceira vez que replico esta receita, também coletada do livro da Le Cordon Bleu, e desta vez também consegui evitar que murchasse! Veja abaixo como fazer. Não fiz o molho bechamel exatamente da forma como a receita original, mas sim da forma que mais aprecio. Medidas indicadas para dois suflês, ramekins de 9 cm de diâmetro cada.
Receita de Suflê de Queijo
Ingredientes
- Manteiga;
- Farinha de trigo;
- Farinha de rosca;
- 300 ml de leite;
- 3 ovos;
- 120 g de queijo gruyère ralado;
- Tomilho fresco ou manjerona;
- Pimenta branca, sal e noz-moscada;
- 4 ramekins de 9 cm de diâmetro
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em 205 graus. Prepare os ramekins, untando com manteiga e farinha de rosca média.
Prepare o molho bechamel derretendo duas colheres rasas de manteiga em fogo médio. Adicione duas colheres rasas de farinha e mexa bem, até borbulhar. Retire do fogo e adicione leite aos poucos, misturando bem. Quando estiver bem incorporado, leve de volta ao fogo baixo, coloque um pouco de tomilho fresco (sem remover as folhinhas do caule), ajuste sal, pimenta branca e noz-moscada ao seu gosto e cozinhe até formar um creme de textura média a grossa. Reserve.
Rale o queijo gruyère. Separe gemas das claras. Resfrie o molho bechamel e remova o tomilho. Quando estiver quase frio, adicione o queijo ralado e as gemas e misture bem. Bata as claras em neve até que estejam bem firmes, formando picos. Adicione as claras em neve a mistura de molho e queijo aos poucos, com cuidado para que forme uma mistura bem aerada. Quanto menos misturar, mais firme ficará o suflê depois que o mesmo sair do forno.
Coloque a mistura nos ramekins já untados e se desejar, polvilhe um pouco mais de queijo ralado no topo do suflê. Coloque eles em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Depois de 2 min., diminua a temperatura para 185 graus. Asse até que o mesmo tenha dobrado de tamanho e com coloração dourada. Depois disso, está pronto para ser degustado!
Cuidados e dicas
– repito, que é muito importante não misturar demais as claras e a mistura de queijos, molho e gemas, para garantir que o suflê fique aerado e não murche;
– só abra a porta do forto quando o mesmo estiver assado, do contrário, ele também irá desmoronar;
– se desejar “rechear” o mesmo, mas quer que ele fique leve e não murche tente colocar o recheio no fundo do ramekin, como na foto abaixo. Este fiz com brócolis em conserva e presunto de parma. Recomento tentar com os ingredientes que tiver em casa, desde que não tenham muito líquido;
– se quiser usar algum outro queijo, fique à vontade! O gruyère é o mais tradicional, mas este mesmo preparo pode ser feito com queijo parmesão, queijo estepe, emmental…
– cuide da temperatura do forno e tenha paciência. Se sentir que está dourando demais sem ter crescido o suficiente, baixe para 150 graus por uns 5 minutos. Asse em uma altura intermediária do forno;
– em breve, pretendo fazer e postar receitas de suflê de chcolate e suflê de cogumelos, sendo este segundo com os cogumelos incorporados na massa.
Origem: acredita-se que o suflê tenha surgido na França, na metade do século 18, em um restaurante chamado La Grande Taverne de Londres, que existia em Paris. Segundo consta no livro L’Art du Cusinier, de 1813, tendo sido executado e publicado pelo Chef Antoine Beauvilliers.
— — —
Para conferir todas as receitas da serie Clássicos da Culinária Francesa, acesse este link aqui.
Related Posts
Burnt, filme para quem gosta de cozinhar Cerveja belga Dead Man’s Hand
[…] francesa. Seu uso é importante no preparo de vários clássicos da culinária francesa, como o Suflê. Com a chegada de acessórios mais modernos, como as batedeiras e processadores, é considerado por […]
[…] 10 – Soufflé de Queijo […]
Oi! Super gostei da sua receita, mas ela da super a mais! Mas muito mais mesmo!
Olá Francine!
Muito obrigada por comentar aqui. Vou rever as quantidades.
Sempre que refaço as receitas revejo o post, mas faz um certo tempo que não faço suflê.
Sem seu comentário, mais pessoas podem errar e não quero isso.
Obrigada mesmo!
Beijinhos,
Janina
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
[…] Suflê de Queijo […]
Olá! Estou adorando seu blog. Você já postou a receita do suflê de cogumelos ? Não encontrei no blog . Obrigada. Dirce
Olá Dirce!
Ainda não, mas vou providenciar!
Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!
Abs,
Janina