Receita de Tiramisù
Já comentei por aqui que não “tenho mão para doces”, mas depois de vários testes, acho bem importante compartilhar minha Receita de Tiramisù, uma vez que descobri alguns macetes que nenhum site compartilha. Espero que apreciem!
Eu nunca fui muito de doces – pouco comia e raramente fazia. Mas não resisti às deliciosas sobremesas feitas pela minha sogra. Como aqui estamos longe dele, o jeito foi incorporar a doceira para que a vida tivesse um pouco mais de açúcar. Até porque, creio que ninguém possa sobreviver apenas do doce da Nutella e dos chocolates belgas.
Além da cuca, do bolo de laranja, dos suspiros, do cheesecake, brigadeiros e branquinhos, posso dizer que aprendi a fazer o aclamado doce italiano. O modo de preparo parece simples, à primeira vista, mas não é. Existem alguns truques que ninguém compartilho, e que seguem agora na minha Receita de Tiramisù.
Ingredientes
– 500 gramas de mascarpone;
– 3 gemas;
– 100 gramas de açúcar;
– 50 ml de Marsala;
– 100 ml de café expresso;
– 16 bolachas do tipo champagne;
– 50 gramas de cacau em pó para polvilhar.
Modo de preparo
Escorra o líquido do mascarpone. Separe as gemas e bata adicionando o açúcar aos poucos, garantindo que se forme uma gemada densa e fofa. Misture o café frio com o Marsala e coloque em um prato fundo, onde possa umedecer as bolachas com facilidade.
Com uma espátula, adicione o mascarpone às gemas batidas, de forma delicada para que não desande ou fique muito líquido. Isso é muito importante. Depois de finalizar a mistura, escolha uma travessa de tamanho médio e funda para montar o tiramisú.
Molhe rapidamente as bolachas na mistura de café e Marsala, preenchendo o fundo e laterais da travessa, formando uma camada. Quando finalizar, adicione o creme de mascarpone com gemas. Cubra com plástico filme e leve à geladeira. Depois de 4 horas, sirva com cacau em pó polvilhado.
Dicas
– se não encontrar mascarpone, tente fazer com creme de leite enlatado da Nestlé gelado. Apenas tome o cuidado para escorrer bem o soro, pois ele deixará a mistura com as gemas muito líquida;
– quanto mais consistente e firme for a mistura de mascarpone com gemas, melhor será o resultado na hora de servir. Do contrário, parecerá uma sobremesa sem forma;
– algumas receitas contam com a adição de claras em neve para deixar o creme bem firme. Nunca achei necessário, mas se você testar, por favor avise!
– o cacau em pó pode ser substituído por chocolate em barra ralado finamente – foi o acabamento que mais gostei! Porém, a dica de adicionar o cacau só na hora de servir é para evitar que o mesmo fique úmido dentro da geladeira;
– por fim, o Marsala é meu toque pessoal. Não existe receita precisa ou original que diga se isso é certo ou errado; ao que se sabe, cada família na Itália tem a sua Receita de Tiramisù. O que se sabe mesmo é que ela contém café para ajudar na recuperação de quem tem ressaca. Coloco Marsala porque gosto do sabor, mas já vi um restaurante que usou cerveja stout e adorei a ideia!
Related Posts
Agenda: O Que Fazer na Bélgica em Agosto Como é a Praia em Bruxelas
[…] com chocolate e frutas vermelhas. Harmonize com Petit Gateau, Tortas, CheeseCake e até mesmo um Tiramisù. Isso porque o amargor da cerveja corta a gordura que contém na mesma, melhorando a experiência […]
Ola
O tiramisu pode ser com cream cheese?
Oi Lu!
Nunca tentei com cream cheese. A textura é similar, mas o gosto é mais parecido com o do creme de leite em lata.
Só precisa remover bem o soro.
Se testar, me conta como ficou?
Beijos mil!
Sempre fiz a receita com as claras batidas em neve mas tinha que adicionar gelatina sem sabor para dar o ponto. Sua receita é muito melhor. Quis provar sem as claras e achei sua receita ideal porém rende menos hehehe parabéns receita maravilhosa! Eu adiciono conhaque em vez de marsala também fica delicioso.
Que bom que gostou Cristiane!
Adorei sua ideia de usar conhaque, vou testar!
Que acha de me enviar uma foto para postar na categoria “Alguém testou” como fiz com a Silvane, e colocar as tuas dicas?
O post que fiz dela é este:
http://receitadeviagem.com.br/alguem-testou-receita-de-bife-de-frango-recheado/
Beijinhos e até mais!
Olá, gostaria de entender,como eu posso deixar o tiramissu,bem mais firmes,em bora já utilizei as claras,mais mesmo assim não fica firmes.
Olá Luiz, tudo bem?
Eu não uso claras para deixar firme.
O que faço, detalhando o que indico acima: bato muito as gemas, colocando o açúcar aos poucos. Até que ela fique fofa e firme. Se quiser, pode adicionar um pouquinho mais de açúcar. Na hora de misturar com o mascarpone, uso uma espátula e misturo com muito cuidado, para que se mantenha firme, na estrutura do próprio mascarpone.
Muitas pessoas usam o fouet, e eu acredito que esse é o maior problema.
Também deixo para tirar o mascarpone da geladeira só na hora em que vou misturar com a gema batida com o açúcar.
Espero ter ajudado!
[…] cerveja Kofi – uma sweet stout com café, hoje venho com uma nova receita de Tiramisù. Já compartilhei aqui a versão clássica, mas esta nova é a prova de que a cerveja é um ingrediente muito […]