Tour por Varsóvia na Polônia: o que ver e fazer
Alguma dicas para quem está planejando visitar a capital da Polônia!
Acho uma grande falha minha, como descendente de poloneses, ter demorado tanto para conhecer a Polônia! E peço desculpas pela demora para compartilhar aqui. Sei que tem muitos blogs bons com muitas dicas de viagem, mas creio ser interessante postar também para formar um link com as receitas.
Até porque até ir para Varsóvia, os únicos pierogis que eu havia comido na vida tinham sido feitos por mim, e provar os sabores da culinária local é sempre minha principal preocupação quando viajo.
Dito isso, seguem minhas dicas pessoais de o que ver e fazer em Varsóvia na Polônia, esse país adorável e para o qual desejo voltar sempre!
Um pouco sobre a história de Varsóvia
Desde a sua fundação no século 10, Varsóvia foi invadida e ocupada inúmeras vezes, principalmente pelos russos e alemães. Foi apenas um pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial que Varsóvia desfrutou de um breve período de autonomia.
Isso mudou rapidamente em setembro de 1939, quando os alemães invadiram a Polônia. Em agosto de 1944, os combatentes da resistência polonesa lançaram a Revolta de Varsóvia, a fim de expulsar os alemães da cidade. A luta foi brutal e, apesar de serem em pouco número e ter pouca artilharia, conseguiram resistir por quase dois meses. Os alemães venceram a batalha e a cidade foi devastada após bombardeios sistemáticos.
De 1945 a 1989, Varsóvia e a Polônia estiveram sob domínio comunista. Muitas das ruas, igrejas e edifícios da cidade foram restaurados à sua forma original. De 89 para cá, a cidade vive sua era de ouro, se desenvolvendo a olhos vistos.
O que ver e fazer em Varsóvia na Polônia
1 – A praça do Castelo
Esta grande praça aberta é cercada por edifícios coloridos, cafés e o Castelo Real. Orgulhosamente posicionado no centro da praça, no topo da coluna, está Sigismundo III, rei polonês que mudou a sede do governo de Cracóvia para Varsóvia em 1596.
— — —
2 – O Castelo Real de Varsóvia
O grande edifício rosa avermelhado que domina a Praça do Castelo é o Castelo Real. Parece bastante simples por fora, mas é muito opulento por dentro. Se você gosta de visitar residências reais e quartos primorosamente decorados, considere fazer um tour pelo castelo.
Visite o site do castelo para planejar sua visita, e consultar valores de tickets e ocasiões em que a entrada é grátis (como foi este mês de novembro de 2022 inteiro).
Site: www.zamek-krolewski.pl/en
— — —
3 – A Cidade Velha
A Cidade Velha de Varsóvia é cheia de atrações e uma delas é a Torre de Observação. Localizada ao lado da Igreja de Santa Ana, conta com apenas 150 degraus para chegar até o topo e se ter uma das melhores vistas da cidade. A partir daqui, você pode olhar para trás e ver a Royal Way e contemplar a Praça do Castelo e a Cidade Velha.
A Praça do Castelo e a Cidade Velha são os locais mais coloridos e fotogênicos de Varsóvia. Passeie pelas ruas estreitas, faça compras, entre em um café para tomar uma bebida e fazer uma refeição e tire muitas fotos. Esta pequena área começa na Praça do Castelo e abrange a Praça do Mercado da Cidade Velha (Rynek Starego Miasta). Esta grande praça aberta é cercada por vários restaurantes. No centro da praça você verá a estátua da sereia.
— — —
4 – Monumento da Insurreição de Varsóvia
Inaugurado em 1989, este monumento homenageia aqueles que lutaram e morreram durante a Revolta de Varsóvia na Segunda Guerra Mundial. Fica em frente ao Supremo Tribunal do país e para chegar até lá é apenas uma curta caminhada da Cidade Velha.
É um monumento bem imponente e que pode fica a poucos passos do centro histórico da cidade.
— — —
5 – Museu da Revolta de Varsóvia
Este é um dos principais museus da cidade. Em detalhes, você pode aprender sobre a Revolta de Varsóvia e suas consequências. Uma vez que este é um momento importante para a história desta capital e do país, vale a pena visitá-lo.
Normalmente tem muitas filas, então recomendo visitar o local no horário de abertura ou pouco antes do fechamento.
Endereço: Grzybowska, 79 – 00-844 – Varsóvia – Polônia
Site: verifique o site oficial antes de ir para horários atualizados e fechamentos de feriados.
— — —
6 – Palácio e Parque Lazienki
O Lazienki é um enorme parque localizado a uma curta distância da Royal Way, com colinas, lagos, prédios históricos e jardins, um passeio encantador. A peça central do parque é o palácio que já foi a antiga residência de verão do rei Stanislaw August.
Esse parque é belíssimo e permite um passeio muito agradável!
— — —
7 – Palácio da Cultura e da Ciência
O Palácio da Cultura e Ciência é edifício que mais se destaca na paisagem do centro Varsóvia. Com uma altura total de 237 metros, é o edifício mais alto da Polônia, o 6º mais alto na União Europeia e um dos mais altos do continente europeu.
Construído em 1955 durante o período comunista, abriga várias instituições públicas e culturais, como cinemas, teatros, bibliotecas, clubes esportivos, alguns setores da universidade e autoridades da Academia Polonesa de Ciências. Desde 2007, é listado como patrimônio cultural da Polônia. Foi projetado pelo arquiteto soviético Lev Rudnev.
Nós subimos no topo para ver a cidade de cima, o acesso é bem tranquilo via elevador e o local conta com um café para atender os visitantes.
Endereço: plac Defilad, 1 – 00-901 – Varsóvia – Polônia
Site: https://pkin.pl/en/home/
— — —
8 – Praça Pilsuddski e Tumba do Soldado Desconhecido
A Praça Pilsudski é uma grande área arborizada e localizada ao longo da Royal Way. Nela está localizado o Túmulo do Soldado Desconhecido, que homenageia os soldados poloneses que lutaram e morreram na Primeira Guerra Mundial.
— — —
9 – Igreja de Varsóvia
Como era de se esperar do país mais católico do mundo, Varsóvia tem belíssimas igrejas, verdadeiras joias da arquitetura e, em sua maioria, muito bem cuidadas e preservadas. Não é incomum adentrar em uma delas e encontrar uma missa em andamento ou ao menos, alguém executando obras clássicas em um órgão.
Destaque para a igreja de Santa Cruz, que é famosa por abrigar o coração de Fryderyk Chopin. Seu coração está escondido em segurança em um dos pilares da igreja. Já seu corpo foi enterrado em Paris, no ano de 1859.
— — —
10 – Biblioteca da Universidade de Varsóvia
A Biblioteca da Universidade de Varsóvia foi fundada em 1816, sendo o linguista Samuel Linde seu primeiro diretor. A coleção foi inicialmente alimentada por livros de teologia e história, embora tenha sido progressivamente ampliada com livros de outros ramos científicos, até 1825.
Por volta de 1831, abrigava cerca de 135 mil livros, e funcionava como uma biblioteca pública. Nesse mesmo ano e após os motins de novembro, a instituição foi fechada e a maior parte do acervo foi levado pelas autoridades russas para São Petersburgo. Em 1860, a coleção atingiu a cifra de mais de um quarto de milhão de livros.
A coleção cresceu consideravelmente e um novo prédio foi construído entre 1891 e 1894. Pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, contava com mais de 600 mil volumes. Durante a guerra, muitos livros valiosos foram roubados pelas autoridades russas e levadas para o país vizinho. Após o Tratado de Riga, assinado em 1921, a maioria das obras roubadas foram devolvidas à Polônia. Durante a Segunda Guerra Mundial, parte da coleção foi destruída pelo fogo. Atualmente, a Biblioteca possui cerca de 3 milhões de volumes.
Na década de 90, foi aberto um concurso para iniciar a construção de uma nova sede. O projeto dos arquitetos Marek Budzyński e Zbigniew Badowski foi o vencedor, e a nova sede da biblioteca foi inaugurada em 15 de dezembro de 1999. Seis meses antes, em 11 de junho de 1999, o papa João Paulo II benzeu o prédio.
O novo edifício inclui um jardim botânico (que fecha cedo, é preciso checar os horários antes de planejar a visita) localizado na cobertura, projetado pela arquiteta paisagista Irena Bajerska. A fachada principal da rua Dobra contém como ornamento grandes blocos de textos em polonês antigo (Jan Kochanowski), grego clássico (Platão) e hebraico (Livro de Ezequiel).
Nós não conseguimos visitar o jardim no topo do prédio, pois já estava fechado no momento que chegamos, mas é um passeio bem recomendado.
Endereço: Dobra, 56/66 – 00-312 – Varsóvia – Polônia
Site: https://www.buw.uw.edu.pl/
— — —
E já tem receita polonesa aqui no site, confira este delicioso steak tartar polonês.
Related Posts
Padaria portuguesa em Bruxelas: Pâtisserie Garcia Onde comer e beber em Varsóvia
[…] falei sobre esse museu no post com dicas de o que ver e fazer em Varsóvia (confira aqui), mas segue a sugestão deste café. Para aquelas horas em que é necessário uma pausa nas […]
[…] pessoa, vou apenas falar sobre questões como facilidades e etc. Assim como Varsóvia (de que falei neste post aqui), Cracóvia tem muito o que oferecer em termos de atrações turísticas. Espero que lhes seja […]