Receita de Sopa de Cebola Francesa
Hoje é dia de clássicos franceses! Terceiro na nossa lista de pratos (temos ainda muito trabalho pela frente!), a Receita de Sopa de Cebola Francesa pode parecer um prato simples, mas exige um tempo maior de dedicação.
Segue a receita de Sopa de Cebola Francesa que fiz. Ela é gratinada, o que achei bem diferente e este foi o modo de preparo que mais me apeteceu. Rende 4 porções como entrada, servidas em ramekins. O preparo leva no mínimo 2 horas. Mas vale a pena, recomendo muito! Para conferir as receitas dessa serie que já foram testadas, confira este link aqui.
Receita de Sopa de Cebola Francesa Gratinada
Ingredientes
- 2 cebolas médias;
- 600 ml de caldo de carne feito em casa;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 300 ml de cidra ou vinho branco;
- 100 g de manteiga;
- 2 colheres de conhaque;
- 100 g de queijo gruyère ralado;
- 4 fatias de pão tipo baguette amanhecido com 3 cm de largura (aprox.);
- Sal, pimenta branca e tomilho.
Modo de preparo
Corte as cebolas em tiras finas. Derreta duas colheres de manteiga em fogo baixo e coloque as cebolas picadas para refogar lentamente, mexendo sempre. A cebola deve ser refogada até dourar, sem queimar, por no mínimo 1h30.
Quando estiver marrom, adicione a colher de farinha e um pouco de tomilho. Refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Adicione o vinho ou cidra e o cognac, mexa até que reduza ou evapore um pouco do álcool. Coloque por fim o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, mexendo de pouco em pouco, até que fique cremosa.
Enquanto isso, aqueça o forno a 220 graus para torrar o pão. Passe manteiga nos dois lados das fatias de bagette e leve ao forno, até que fiquem douradas. Retire e reserve. Ajuste os temperos da sopa, se necessário. Divida o caldo de consistência cremosa nos quatro ramekins, guardando espaço para adição de pão e queijo. Coloque uma fatia de pão e finalize com queijo ralado, levando em seguida ao forno para gratinar. Quanto estiver gratinada, está pronta para ser servida.
— — —
Origem: desde a antiguidade clássica, gregos e romanos já consumiam sopa de cebola. O crédito dos franceses dá-se ao fato de terem a registrado primeiro, em livro de 1651, a Receita de Soupe à L’oignon. Este preparo gratinado é muito similar a receita que preparei e transcrevi acima.
Related Posts
Receita de Abobrinha Recheada com Frango De Quinta: Cerveja Leffe Royale Cascade IPA
Essa vai ser a janta hoje!!!! 🙂
Que amor, me conta depois como ficou!!!
[…] 6 – Soupe à L’oignon […]
[…] Shimeji como acompanhamento da minha Sopa de Cebola Francesa! […]
[…] Sopa de Cebola francesa […]
[…] Sopa de Cebola francesa […]
[…] Sopa de Cebola francesa […]
[…] Sopa de Cebola francesa […]