Receita de Galeto Assado al Primo Canto
Dica de preparo de galeto assado tanto na churrasqueira quanto no forno!
Existem duas versões em relação a origem do Galeto Assado al Primo Canto, prato tradicionalíssimo no Rio Grande do Sul (onde existem diversas casas especializadas). Uma afirma que veio da gastronomia dos imigrantes italianos, principalmente da região da Lombardia, que tem costume de consumir pequenas aves. A outra diz que o prato foi criado em um restaurante de um hotel de Caxias do Sul nos anos 50.
Para quem quiser conhecer melhor sobre a história do prato, sugiro este texto aqui, pois vou falar apenas da minha receita e experiência de viagem. Pois sim, finalmente encontrei galeto assado na Itália e assim temos mais uma receita de viagem! Claro que a minha versão é diferente da que provei, minha ideia aqui é apresentar uma variação do que é servido no Rio Grande do Sul nas galeterias.
Quantidade indicada para 4 pessoas. Dica: comece o preparo com pelo menos 24h de antecedência, pois o galeto precisa ficar um bom tempo na salmoura. “Al Primo Canto“ significa “ao primeiro canto”, nome dado para frangos abatidos ainda jovens (aproximadamente 25 dias de idade).
Receita de Galeto Assado al Primo Canto
Ingredientes
- 4 galetos pequenos (mais ou menos 400 g cada, usei inteiros);
- Maço de sálvia;
- Maço de alecrim (mas se tiver manjerona ou orégano fresco, melhor!);
- Maço de tomilho;
- 500 ml de vinho branco;
- 3 dentes de alho;
- Sal e pimenta branca;
- Para acompanhar, polenta e salada verde.
Modo de preparo
Primeiro passo é preparar a salmoura onde o galeto deve ficar por no mínimo 12h. Mas se puder deixar 24h, melhor. É ela que vai garantir que o galeto fique suculento e saboroso. Para preparar a salmoura, basta adicionar 50 g de sal para cada litro de água (equivalente a duas colheres de sopa). Eu usei 3 litros para essa quantidade de galeto.
Dissolva bem, coloque os galetos e deixe marinando na geladeira em um recipiente tampado até o dia seguinte.
No dia do preparo, de preferência com algumas horas de antecedência, retire os galetos da salmoura e deixe escorrendo em uma grade enquanto prepara a marinada. Pique a sálvia, o alecrim ou manjerona e o tomilho. Pode usar o processador se preferir. Misture os temperos verdes batidos com o vinho, adicione pimenta branca moída a gosto e os dentes de alho cortados em pedaços grandes.
Coloque os galetos nessa marinada, misture bem (besuntando os galetos com o tempero) e leve de volta para a geladeira em um recipiente com tampa. Meia hora antes de colocar no fogo (ou forno!), retire da geladeira. Coloque de volta na grade para que escorra o vinho., mas sem remover os temperinhos. Se quiser colocar uma camada grossa de temperos dentro dos galetos, melhor (garantia de sabor!).
Para assar na churrasqueira: mais ou menos uns 50 min. de fogo médio, para ir dourando sem tostar demais por fora e deixar cru por dentro. Mas pode variar de acordo com o tamanho do galeto.
Para assar no forno: também fogo médio, e o tempo pode variar de acordo com o tamanho do galeto e com o seu forno. Mas aproximadamente 45 min.
Sirva acompanhado de polenta e salada verde.
Related Posts
Receita de Fraldinha na Manteiga Visitando castelos na Bélgica
[…] comentei no post com a receita de galeto al primo canto, a salada é um acompanhamento tradicional para o prato, assim como a massa e a polenta. Mas não […]