Como fazer Chicken Wings
Veja como fazer coxinha e asinha de frango fritos, ideal para reuniões com amigos e familiares na frente da TV, vendo competições esportivas.
As Chicken Wings são a preferência nacional nos EUA quando o assunto é comida para acompanhar jogos de futebol americano. Aproveitando o fato de que neste final de semana acontecem as finais das conferências, dia 7 de fevereiro tem Super Bowl e no meio do ano tem Olimpíadas, fica a dica de como fazer coxinha e asinha de frango frito para petiscar na frente da TV!
Já testei muitos preparos diferentes de Chicken Wings e este é o que considerei mais fácil e de resultado mais satisfatório! Falo de coxinhas com carne suculenta e empanado crocante, sequinho e sem gosto de gordura. Com dicas de acompanhamento, para quem busca o preparo bem tradicional.
Medidas para 24 peças (12 coxinhas da asa e 12 asinhas).
Chicken Wings
Ingredientes
- 24 coxinhas e/ou asinhas de frango;
- Sal e pimenta para temperar;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1/2 xícara de corn flakes moído;
- Páprica picante;
- Páprica doce;
- Pimenta caiena;
- 1 ovo;
- Suco de meio limão;
- Óleo para fritar.
Extras
Para acompanhamento e preparo de Buffalo Wings.
- 300ml de leite;
- 150 g de blue cheese;
- 150 de manteiga;
- Molho de pimenta;
- 1 talo de salsão;
- 2 cenouras.
Modo de preparo
Tempere as asinhas e/ou coxinhas da asa de frango com sal e pimenta e reserve na geladeira, enquanto prepara os demais ingredientes. Duas horas é tempo suficiente para deixar “marinando”.
Triture os corn flakes (uma xícara cheia, rende em quantidade suficiente para preparar seu empanado). Misture com a farinha de trigo e tempere a parte seca do empanado com sal (eu usei um pouco de defumado, mas é opcional) as pápricas e a pimenta caiena. A quantidade vai depender da sua vontade e paladar. Coloque aos poucos e cuide para que a mistura fique picante, mas não o suficiente para “queimar” – uma vez que esse é o tipo de alimento que se prepara para comer com as mãos e pimenta demais pode ser problemático.
Bata o ovo e adicione o suco do limão. É ele quem vai ajudar a reduzir o gosto de fritura das Chicken Wings. Tempere o ovo também com uma pitada de sal e outra de pimenta.
Aqueça o óleo em temperatura um pouco abaixo da máxima (para evitar que toste por fora sem que esteja completamente passado por dentro). Quando estiver quente, começe a empanar, passando a coxinha primeiro no ovo, depois na farinha. Certifique-se de que está bem empanada (as partes que não estiverem bem empanadas, ficam ressecadas!).
Frite cada uma por pelo menos 7 min., até que estejam douradas. Teste uma das primeiras para ver se estão passadas dentro, para garantir que não estejam cruas. Depois de fritas, sirva acompanhado de molho de blue cheese e bastões de legumes (opcional).
Extras
- As Chicken Wings são geralmente servidas com um molho de queijo e legumes picados (salsão e cenoura). Estes elementos são muito importantes, caso goste de caprichar na pimenta, pois eles ajudam a aliviar a sensação de “queima” da pimenta.
- Uma dica extra, segundo os experts em comida apimentada (os indianos!): se a pimenta te pegar, tome/coma algo com leite e não água! É o leite e seus derivados que ajudam apagar o fogo da pimenta.
- O molho de queijo é extremamente simples: basta aquecer o leite com o queijo dentro, mexendo e misturando para que formem um molho espesso e bem homogêneo.
- Para alternar com as coxinhas, corte o talo do salsão e as cenouras em pequenos bastões. Alterne a carne com os legumes, que serão responsáveis pela refrescância (e parte saudável, porque não?!) da refeição.
- Para fazer Buffalo Wings: as coxinhas à moda de Buffalo, EUA tem um adendo (além de uma receita secreta que todos tentam reproduzir): depois de empanadas e fritas, as coxinhas são envoltas em um molho feito com manteiga derretida e molho de pimenta. Já fiz algumas vezes, mas a gordice, lambuzo e desperdício são grandes. Mas se quiser tentar, já conta com a receita completa!
Related Posts
O que fazer em Bruxelas: visita ao Horta Museum Os Restaurantes Estrelados de Bruxelas
comi isso ontem no outback e tava pensando em onde ia achar a receita 😀
muito bommm!!!
Que amor! Se fizer, me manda fotos para postar aqui, ou também alterações que tenha feito na receita.
Beijinhos!
[…] sou uma pessoa fit e com uma certa frequência jantamos Chicken Wings na frente da TV (receita aqui) – mas sempre gosto de ter alternativas diferentes na hora de preparar alimentos. Acho que […]
[…] preparar asinhas de frango assadas na grelha/churrasqueira. Costumo preparar este corte como chicken wings tradicional e versão low carb, como podem perceber nas outras receitas que já compartilhei […]
Nossa, uma delicia!
Já virou receita “da família” por aqui.
Ahhh, que amor!
Fico muito feliz que tenham gostado.
Beijos mil,
Janina