Receita de Fatias Húngaras Recheadas com Nozes
Estas fatias húngaras são uma espécie de cinnamon rolls – só que melhor – e tenho certeza de que você vai concordar comigo.
Um dos novos doces favoritos dos frequentadores dessa casa atende pelo singelo nome de Fatias Húngaras (não que tenha encontrado a iguaria na Hungria, mas esse é o nome que todo mundo chama no Brasil). Também conhecido como caracol húngaro ou sticky bun, é um tradicional pão de massa fofa e calda de coco. Mas aqui em casa – e também a receita que passo abaixo – é com nozes.
Apesar do nome, não se sabe a origem exata das deliciosas Fatias Húngaras. Acredita-se que tenha surgido na Europa Medieval e que tenha chegado na América coma a receita que conhecemos atualmente. Agora vamos ao que interessa? Segue a receita!
Receita de Fatias Húngaras
Ingredientes
Massa
- 700 g de farinha de trigo (aproximadamente);
- 10 g de fermento biológico seco (ou 30 g de fermento biológico fresco);
- 100 g de açúcar (mais ou menos 5 colheres de sopa);
- 220 ml de leite morno (uma xícara);
- 2 ovos;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Recheio e finalização
- 200 g de nozes moídas (uso o pilão, mas pode usar um processador);
- 3 colheres de margarina;
- Leite condensado ou doce de leite em quantidade suficiente para formar uma pasta (não pode ser muito líquido);
- Leite condensado, leite e nozes picadas para finalizar.
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos da massa em um bowl grande. Adicione os ingredientes úmidos, começando pelo leite morno, seguindo com a manteiga e por fim os ovos. Amasse tudo até formar uma massa homogênea (tipo de pão, porém mais macio). Como o resultado varia de acordo com a farinha, recomendo adicionar mais farinha ou mais leite, caso a massa esteja muito mole ou muito dura. Precisa estar firme e sem grudar na mão.
Depois de sovar, coloque em um bowl ou bacia tampado e deixe crescer (até que quase dobre de tamanho, cerca de 1h). Enquanto isso, prepare o recheio misturando as nozes trituradas com a margarina e o leite condensado. Precisa formar uma pasta grossa, mas mole o suficiente para espalhar na massa.
Quando a massa estiver crescida, abra com um rolo de massa em uma superfície lisa, formando um retângulo de espessura uniforme (da grossura de um dedo). Espalhe o recheio por toda a superfície da massa, deixando apenas uma borda fina de folga. Enrole formando um cilindro e corte em fatias de dois dedos de espessura.
Em uma forma untada (ou forrada com papel manteiga) com margarina e farinha de trigo, distribua as rodelas (fatias húngaras) deixando espaço para que cresçam (ou coloque uma do lado da outra, juntinhas, como preferir). Tampe com um pano + plástico, e deixe crescer novamente. Quando estiverem “gordinhas”, prepare-se para assar.
Aqueça o forno em temperatura média (mais ou menos 180 graus) e coloque para assar por cerca de 25 min. (ou até que estejam levemente douradas. Como faço para congelar, deixo mais branquinhas e quando quero comer “asso” um pouco mais.
Quando tiro do forno, pincelo leite adoçado com leite condensado e salpico um pouco de nozes picadas. Se quiser que fique bem úmidas, guarde as fatias húngaras em um pote com tampa. Congele o que não será consumido imediatamente e aqueça na hora de servir. Se desejar que as nozes fiquem bem grudadinhas, leve de volta ao forno por mais um ou dois minutos.
Recheio tradicional de coco ralado – o procedimento é exatamente o mesmo, apenas substitua as nozes por coco ralado.
Related Posts
Receita de Molho Barbecue Mdina, a antiga capital de Malta