Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Receita de Pãezinhos de Erva-Doce

Pãezinhos de erva-doce, receita simples que serve para lanche ou café da manhã.

Uma das receitas que mais tenho repetido desde o ano passado é esta de Pãezinhos de Erva-Doce. Pão – seja do tipo que for – nunca é algo tão simples, mas bem sabemos que a prática na cozinha torna as coisas mais fáceis.

Então foi que no dia que acaba uma leva, já providencio outra, contando com a ajuda da batedeira e do forno. Rende uma quantidade considerável e sempre asso menos do que deveria (mas não deixo cru, apenas menos dourado) para congelar e ter sempre “pão fresco”. Quando quero comer, apenas tiro do congelador e aqueço no forno mesmo, por uns 10 minutos (mas sem deixar queimar).

A erva-doce dá um sabor extra que nesse caso eu amo, mas se quiser deixar de fora, pode fazer sem qualquer prejuízo no desenvolvimento da receita. Ingredientes abaixo rendem aproximadamente 30 pãezinhos.

Receita de Pãezinhos de Erva-Doce

Ingredientes

  • 700 g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de erva-doce;
  • 10 g de fermento biológico seco (uso sempre o da Fleishamnn);
  • 3/4 de xícara de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 1/3 xícara de óleo;
  • 1 xícara de água morna (ajuda a ativar o fermento);
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Misture os ingredientes secos no bowl da batedeira. Se for fazer sem batedeira, o processo é basicamente o mesmo, só precisa amassar por mais tempo. Adicione os ovos e o azeite e ligue a batedeira, usando o batedor tipo gancho. Misture brevemente e adicione a água morna.

Amasse/bata até formar uma massa homogênea. Se estiver muito grudenta, adicione mais farinha aos poucos. Amasse por pelo menos 10 minutos, pois é isso que garante que os pãezinhos de erva-doce fiquem bem fofinhos.

Quando terminar, forme uma bola e deixe crescer no mesmo recipiente, coberto por uma tampa ou um pano + plástico (para evitar que a massa resseque). Se a temperatura ambiente for muito fria, coloque uma tigela com água quente embaixo da bacia onde a massa está crescendo. Pode usar o forno morno, ou colocar perto de uma janela com sol…um pouquinho de calor é sempre bom para a massa crescer bem.

Após mais ou menos uma hora, quando a massa tiver dobrado de tamanho, é hora de formar os pãezinhos. Eu normalmente formo bolinhas e depois faço um pequeno corte. Mas para simplificar, faça bolinhas, dividindo a massa em partes iguais, para fazer os pães do tamanho que preferir. Quando menores, menor é o tempo de forno para assar.

Depois disso, é necessário um segundo tempo de crescimento. Unte as formas onde eles serão assados com um pouco de óleo e distribua os mesmos nas formas. Novamente cubra com pano + plástico e deixe crescer por uns 45 minutos (ou até que estejam ao menos 1/3 maior que antes). Para reduzir esse tempo de crescimento, tento não amassar demais a massa na hora em que estou formando os pãezinhos.

Quando estiverem crescidos, pré-aqueça o forno em 180 graus (temperatura média) e asse até que estejam levemente dourados no topo. Com meu forno, cerca de 15 min. Mas se fizer pãezinhos maiores, asse por um período de 35 a 45 min. Fique sempre de olho para não queimar, eles douram rápido por conta da quantidade de açúcar da massa, que é bem maior do que de um pão normal.

Coma com nata e sua geleia favorita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.