Dicas, Dicionário de Culinária
Livro de Receitas: Fundamentos Culinários Le Cordon Bleu
Eu x livros
Minha paixão por livros é tão grande quanto a minha paixão por culinária e viagens. Mas não sou apegada não, acredito que eles nasceram para circular! Por isso sempre que senti que algum amigo gostaria de ler determinado livro, passava adiante. Fiz com meus favoritos e por isso tive muitas edições do Ilusões (Richard Bach), Sidarta (Hermann Hesse) e Só o Amor é Real, (Brian Weiss). Pronto, entreguei meu ouro!
Só consegui ser possessiva com os autografados, com os do Rubem Fonseca e os do Moacyr Scliar. Por hora eles descansam na casa da sogra, pois não tinha como trazer tudo na mudança. Os que salvaram-se são alguns pouquíssimos livros de receitas, como este de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu. Os demais eu espero que venham logo em seguida.
Um bom livro de receitas
Aí, tem alguém que vai dizer: “Mas porque livro de receitas, se tem tudo na internet hoje em dia?” Sim, tem tudo na internet. Menos curadoria de editora e trabalho sério na publicação de receitas em blogs e sites!
Claro que nem todos os sites são assim, claro também que minhas receitas não são perfeitas. Como digo, sou uma cozinheira em formação e aqui procuro postar meus relatos sinceros sobre minhas experiências culinárias. Mas tento fazer meu trabalho com todo cuidado do mundo para que quem as replique não sinta falta de um ingrediente, para que tenha lógica e sempre que posso, as reviso para não ficar propagando informações erradas. Esta é a verdadeira motivação deste blog, não apenas postar por postar.
E é por isso que não me desfaço de livros de receitas (nem as coletadas em panfletos, nem as anotadas rapidamente à caneta…). Este da Le Cordon Bleu (que adquiri em um Sebo via Estante Virtual) é um dos melhores que já tive em mãos. Como podem ver, ele não lista apenas ingredientes e modos de preparo. Lista técnicas aprendidas, instrumentos e até um pouquinho de história. Uma verdadeira aula culinária! Veja nas fotos abaixo.
Por isso a dica: invista em livros de receitas. Use a internet para ter ideias e inspirações. Compare receitas, analise qual é mais completa, qual dá mais detalhes, qual tem os ingredientes que mais aprecia. Juro que não sou ciumenta, rsrsrs.
A, e este livro de receitas clássicas da Le Cordon Bleu em especial, quando sigo as receitas à risca, não tem erro. Fiz o Soufflé au Fromage sem nunca ter feito suflê e ficou perfeito. Se ficou interessada/o, veja abaixo onde comprar!
Serviço
Livro: Le Cordon Bleu – Fundamentos Culinários – Receitas Clássicas
385 páginas de receitas e técnicas
Onde comprar: na Estante Virtual!
A escola de gastronomia mais famosa do mundo
A Le Cordon Bleu é uma das mais tradicionais escolas de culinária do mundo, fundada na França há 120 anos. Hoje tornou-se uma rede, com várias unidades espalhadas pelo mundo.
Mas sua origem é bem mais antiga do que isso. Existem relatos que no século XVI a elite dos cavaleiros franceses formou um grupo (composto pelos que recebiam o Cordon Bleu – fita azul – ao se tornarem membros da Ordem do Espírito Santo. Este grupo ficou conhecido por realizar jantares regados de muito luxo e extravagância em termos de comida.
Com a Revolução Francesa o grupo foi extinto e a fita azul restou com símbolo de excelência culinária. La Cusiniére Cordon Bleu foi o nome escolhido para uma publicação culinária, que repassava dicas dos principais chefs franceses do século XIX e que originou a escola em 1895.
Related Posts
Receitas de Ovo Cocotte Receita de Vagem com Cebola
[…] receita extraída do livro de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu; […]
[…] segue a Receita de Quiche Lorraine, que fiz conforme instruções do meu livro de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu. Achei bem complicadinho seguir todos os passos, mas ficou muito boa. De qualquer forma, aguardo […]
[…] eu já testei, fiz a receita da Cordon Bleu (esse livro aqui!), conforme foto abaixo. É a que venho reproduzindo com sucesso, e que repasso […]