Top 5 de Bruxelas: Pontos Turísticos
Para aproveitar ao máximo sua temporada na capital da Bélgica, veja este Top 5 com os principais pontos turísticos de Bruxelas.
Faz mais de um mês que lancei essa tag no blog com Top 5 de Bruxelas, mas com os atentados terroristas em Paris repercurtindo por aqui, resolvi deixar quieto. Como tudo está indo muito bem, obrigada – que o digam os turístas, bem protegidos pela sempre presente polícia e exército belgas – resolvi dar seguimento aos posts.
Espero que curtam (em breve teremos Top 5 de Patris também) e lembrem-se: antes de programar sua viagem para a Bélgica, consulte as postagens do blog!
Top 5 de Bruxelas: Pontos Turísticos
Uma informação bem importante para quem visita a cidade: estes pontos turísticos são bem próximos e podem ser feitos à pé. Recomendo, pelo fato de que existem muitas outras coisas para ver, que indicarei em cada tópico.
— — — — — —
1 – Grand Place e Manneken Pis
Considerada uma das praças mais bonitas do mundo, a Grand Place de Bruxelas é formada por um conjunto arquitetônico de encher os olhos. O ponto central histórico da cidade é composto pelo Hôtel de Ville (Town Hall, a prefeitura da cidade), obra-prima da arquitetura gótica; a Maison du Roi (Breadhouse), hoje Museu da Cidade; diversos Guildhouses (edifícios que historicamente serviam de sedes de associações, como a dos Brasseurs – cervejeiros).
As Guildhouses hoje abrigam uma variedade de bares e restaurantes, com mesas na rua para que se tenha uma boa vista da praça, enquanto se degusta Moules Frites e cervejas belgas.
Já o Manneken Pis, a pequena estátua do menino fazendo xixi, fica à poucas quadras da Grand Place e merece a visita. No meu ponto de vista, indico apenas para quem deseja captar um pouco do verdadeiro espírito belga: humor, simplicidade e bondade. A estátua original era de pedra, construída no século 17 e foi substituída por um modelo de bronze. Mas a original, assim como o recheado guarda-roupa dela, pode ser visto no Museu de História de Bruxelas, na Maison du Roi.
— — — — — —
2 – Catedral São Miguel e Santa Gudula
O caminho da Grand Place até a principal igreja da cidade revela algumas surpresas: prédios antigos, muitas lojas de chocolate, lojas de gaufres e frites. Também é possível apreciar no caminho as Galeries Royales Saint-Hubert e arredores, além da praça que fica em frente à igreja.
A Catedral de São Miguel e Santa Gudula tem estilo gótico e é onde são realizadas algumas das cerimônias religiosas mais importantes da Bélgica, como casamentos e funerais da família real. Fica na parte alta da cidade, no Monte Treurenberg e é cercada por construções modernas e por vezes, no estilo neoclássico.
— — — — — —
3 – Mont des Arts e Place Royal
À direita de quem sai da Catedral, fica a Estação Central de Bruxelas e ao seu lado, o Mont des Arts. Este belo jardim serve de primeiro plano para uma região histórica bem importante da cidade: próximo da avenida, a estátua do Rei Alberto; na escadaria após o jardim, tem-se uma das mais belas vistas da cidade; na subida do monte, o magnífico Museu de Instrumentos Musicais; ao centro da Place Royal, a estátua do primeiro cruzado Rei Godofredo de Bulhão; por fim, a Igreja de Saint Jacques-sur-Coudenberg, onde foi coroado Leopoldo I, o primeiro Rei da Bélgica.
Ao contornar esta igreja, seguindo pela direita, encontra-se o Palácio Real, sede administrativa (local de trabalho), da Monarquia Belga. Na frente do Palácio, o Parque de Bruxelas.
A visita a esta região da cidade é cheia de surpresas e passa pela área onde se concentram alguns dos principais museus da cidade. Por isso, não pode faltar na sua lista de coisas para fazer em Bruxelas!
— — — — — —
4 – Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu pode ser acessado com facilidade a partir da Praça de Luxemburgo, ponto com estação do Metro, paradas de ônibus, bares e restaurantes. O conjunto de prédios modernos de vidro conta com um centro de visitantes, chamado Parlamentarium, onde os visitantes tem a possibilidade de conhecer a história da organização.
No contexto atual da política mundial, a visita a este local torna-se parada obrigatória em Bruxelas.
— — — — — —
5 – Parque do Cinquentenário
O Parque do Cinquentenário também não está muito distante do Parlamento Europeu – distante 30 min. de caminhada tranquila. O caminho é possível também com Metro. Tem como centro uma espécie de arco do triunfo monumental e foi construído para comemorar os 50 anos de independência da Bélgica, em 1880.
Destaco a visita a este local principalmente por dois motivos: um que é possíve ver em bom estado, uma das construções mais imponentes da cidade (visto que o Palácio da Justiça está em reformas) e do período do Rei Leopoldo III; dois porque a visita ao Museu de Guerra é grátis, e neste local é possível ver um acervo riquíssimo.
Além do belo parque, dois imensos pavilhões que abrigam museus importantes da cidade. Saiba mais sobre ele neste post sobre o Parque do Cinquentenário.
Anote aí
Este post contém apenas os principais pontos turísticos de Bruxelas, e serve apenas como um pequeno guia para quem fica pouco tempo na cidade. Há muito o que se aproveitar e fazer não apenas em Bruxelas, mas em toda a Bélgica. Aos poucos estarei postando por aqui tudo que posso, mas você pode ficar à vontade para solicitar informações ou sugerir pautas, aqui no espaço para comentários ou em nossa página no Facebook.
Related Posts
Quer Brigadeiro? Peça Petit Poá Brigaderia! 5 Dicas de Pratos com Sobras de Frango Assado