Pontos turísticos de Bruxelas em filme colorido de 1908
Confira alguns dos principais pontos turísticos de Bruxelas em filme restaurado de 1908.
Quem visita hoje os principais pontos turísticos de Bruxelas tem, ao menos vagamente, uma ideia de quão magnífica já foi a arquitetura da capital da Bélgica. Mas é bem difícil ter uma noção total de como essa cidade mudou, principalmente nas últimas décadas. Inclusive, o termo “Bruxelização” é usado pela área para a demolição em massa de prédios com arquitetura clássica, substituídos por prédios modernos e sem estilo. Falei sobre este assunto neste post aqui do meu Imaginação Fértil.
E se você é apaixonado por arquitetura, talvez fique um pouco revoltado com o vídeo que gerou até uma certa comoção nas redes sociais na Bélgica na última semana. Tudo porque foi divulgado um filme restaurado e colorido da cidade, realizado no ano de 1908, onde é possível ver alguns dos principais pontos turísticos de Bruxelas no começo do século 20.
É até meio curioso (para não dizer deprimente) ver como essa cidade era completamente diferente em alguns aspectos, difícil até de reconhecer. Para quem nunca viu o Palácio de Justiça sem andaimes (isso inclui qualquer pessoa com menos de 70 anos), é uma boa oportunidade. Confira o vídeo abaixo:
A Place Rogier com a antiga Gare du Nord, as avenidas no centro, a Place De Brouckère, a Bolsa de Valores, a Rue de la Loi e a rotunda Schuman, o Parc du Cinquantenaire, o parque real, a catedral de Saint Michel et Gudula, a Rue de la Régence… O filme que nos mostra estes diferentes locais não é recente: tem mais de um século. Filmado em 1908 e com oito minutos de duração, ele acaba de ser incrivelmente restaurado por um YouTuber holandês.
Related Posts
Como fazer Berinjela Assada no Forno Visitando vinícolas em Champagne