Risoto de Bacon, Abobrinha e Sálvia
Minha receita de risoto favorita!
Esta foi o primeiro risoto que testei, desde que aprendi como fazer a receita básica, com base branca. Talvez por conter ingredientes que amo, é a minha receita favorita! É uma combinação de sabores incríveis e tenho certeza de que você também vai se apaixonar. Vem ver como é fácil preparar!
Para os vegetarianos, sugiro que testem o risoto sem o bacon. Já testei esta receita usando linguiça toscana e também fica igualmente deliciosa. A dica de preparo para esta segunda opção segue no final da receita.
A quantidade de ingredientes é para servir 2 pessoas. A base (com arroz, cebola, caldo de legumes/galinha e vinho) pode servir para muitos risotos, então anote aí e use a sua criatividade!
Receita de Risoto de Bacon, Abobrinha e Sálvia
Ingredientes
- 3/4 de xícara de arroz arbório ou carnaroli;
- 3/4 de xícara de vinho branco seco;
- 1 cebola pequena;
- 1 dente de alho pequeno.
- 1 1/2 litro de caldo de legumes;
- 250 g de bacon;
- 1 abobrinha pequena;
- Sálvia;
- Manteiga;
- Sal e pimenta branca;
- Queijo parmesão ralado.
Modo de preparo
Aqueça o caldo de legumes. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Descasque o alho e esmague com um macerador próprio para alho. Corte o bacon e a abobrinha em cubinhos ou tiras (a seu gosto). Em uma panela wok (prefiro usar ela pois as bordas altas permitem que mexa sem derramar!), aqueça 1 colher de sopa de manteiga. Quando estiver derretida, adicione a cebola e refogue até que fique quase transparente. Adicione o alho e refogue por mais 2 min.
Adicione o o arroz, misture bem e adicione o vinho branco. Mantenha o fogo de médio a baixo. Mexa e cozinhe até que o vinho evapore por completo.
Enquanto isso, em uma frigideira separada, refogue a abobrinha picada na manteiga. Quando estiver quase cozida, desligue e reserve para adicionar no risoto posteriormente. Na mesma frigideira, refogue o bacon até que esteja levemente dourado. Desligue e reserve para adicionar quando o arroz estiver quase cozido.
Depois de evaporado o vinho, com uma concha, adicione o caldo de legumes aos poucos. Mexa sempre, e quando uma concha de líquido evapora, adicione outra. Quando estiver na metade do cozimento (mais ou menos 10 min.), adicione 2 folhas de sálvia picadas finamente.
Quando o arroz estiver quase no ponto (quase al dente), adicione o bacon. Misture bem e adicione mais um pouco de caldo. Adicione então a abobrinha e mais duas folhinhas de sálvia picadas. Prove para ajustar sal e pimenta. Quando estiver al dente, desligue.
Finalize com mais um pouco de sálvia e misture. Adicione o queijo e misture novamente. Para deixar com consistência cremosa, adicione mais uma ou duas colheres rasas de manteiga (conforme o seu gosto e necessidade). Está pronto para servir!
Dica 1: para agregar mais sabor, pode começar o risoto na mesma gordura liberada pelo bacon na hora de dourar! Para tanto, é necessário que este seja o primeiro passo, ao invés de refogar a cebola.
Dica 2: bacon e caldo de legumes já tem sal, por isso só adicione mais depois que o arroz estiver quase cozido e o bacon dentro da panela.
Para fazer Risoto de Linguiça Toscana, Abobrinha e Sálvia
Essa variação do risoto é igualmente deliciosa e recomendo altamente!
Não difere muito no preparo: remova o revestimento das linguiças (para esta mesma quantidade de risoto, recomendo que use 2 linguiças pequenas) e forme pequenas almôndegas com a carne. Em uma frigideira com um pouquinho de manteiga, coloque a carne para dourar. Quando estiver bem cozida, reserve e adicione no risoto posteriormente, assim como no caso do bacon.
Related Posts
O corte de carne ideal para cada receita Foie Gras