Receita de Tartar de Atum
Tartar de Atum, inspirada em prato que proamos em viagem para os EUA!
Esta é uma autêntica experiência de viagem! Esta Receita de Tartar de Atum preparo desde que provamos a versão do chef David Burke, em Washington DC (Restaurante BLT Prime), nos EUA. Eu achei deliciosa e na indicação de preparo que segue abaixo, tem um certo exagero no quesito pinoli (mas que você não precisa necessariamente replicar). Meu toque bem pessoal!
Resolvi postar esta receita depois do episódio do MasterChef A Revanche desta semana, onde na prova de eliminação eles precisaram preparar dois pratos com atum.
As quantidade desta receita de tartar de atum são para servir duas pessoas e diferentemente do prato que provei (veja foto abaixo), coloco o abacate na parte de cima. Acredito que por ele ser mais leve e macio que o atum, mantém a sua estrutura bonitinha e “montada” por mais tempo. Outra modificação que fiz é a do próprio pinoli, que no original vinha acompanhado de cebola frita (e que você pode adicionar pronta ou preparar a seu bel prazer).
Receita de Tartar de Atum
Ingredientes
- 300 g de lombo de atum fresco;
- 1 abacate pequeno;
- Azeite;
- 50 g de pinoli;
- Sal e pimenta;
- 2 colheres de sopa de molho shoyu;
- Wasabi em pasta (quanto apreciar);
- Pimenta tabasco verde;
- 1 limão;
- 1 colher de sopa de saquê mirim;
- Batata frita como sugestão de acompanhamento.
Modo de preparo
Corte o atum em cubinhos, tempere com azeite, sal e pimenta. Reserve em um bowl sobre uma cama de gelo. Corte o abacate em cubinhos, removendo a semente (quadricula ainda na casca com cuidado e depois “corte” com uma colher. Tempere com sal, pimenta tabasco a gosto e azeite.
Para preparar o molho, misture o shoyu, uma pontinha de pasta de wasabi, uma colher de azeite, o saquê mirim, suco de um limão e uma colher de água. Bata bem com o fouet pequeno e reserve. A água ajuda emulsionar (segredinho que aprendi vendo MasterChef!).
Por fim, toste o pinoli em uma frigideira e monte os prato com a base de atum e o abacate na parte superior. Regue com o molho e finalize com os pinolis. Sirva acompanhado de batata frita, e se quiser uma variada, tem receita aqui!
Related Posts
Visita a Abadia de Orval em Florenville Preparação para o Natal: Blogmas!