Receita de Peixe: Carpaccio de Haddock
Não é que não coma peixe, mas apesar de ser fã de peixes e frutos do mar, ainda não tinha me organizado para postar aqui! Esta receita de peixe que indico é muito fácil, espero que testem e aprovem!
Eu comecei a postar receitas de regiões da Itália e como começamos a nos envolver com a mudança para cá, acabei deixando este projeto de lado. Infelizmente a coleção na qual eu estava me baseando não veio na mudança mas eu espero que os amigos e familiares possam me trazer em breve!
Mesmo assim consegui testar algumas ainda no Brasil e vou postar para que possam provar os sabores tradicionais do país em formato de bota. A de hoje, do Carpaccio de Haddock eu fiz inspirada na publicada no livro abaixo, da região da Sardenha, na Itália.
Como ela só foi “inspirada” na tradicional, no final eu falo sobre as diferenças da receita do livro em relação à que fiz.
Ingredientes
– 1 bandeja de haddock defumado em fatias finas;
– 1 limão siciliano;
– 1 laranja;
– 1 maço de rúcula;
– 2 colheres de azeite extra virgem;
– 2 colheres de chá de pimenta rosa (aroeira);
– pão fresco.
Modo de preparo
Raspe a casca de limão (1 colher de sopa) e reserve. Raspe as cascas de laranja (1 colher de sopa) e reserve. Esprema o suco do limão e da laranja e misture com as raspas e o azeite.
Lave as rúculas e monte o Haddock já fatiado sobre os pratos. Adicione rúcula e pão e por fim, regue o tempero com o limão, a laranja e o azeite. Por fim, adicione a peimenta rosa, também conhecida como pimenta de aroeira.
Sobre a receita original + algumas dicas: a receita do livro indica o uso de robalo fresco. Eu usei Haddock defumado por achar mais prático (e por estar a fim de provar o bichinho!) e tenho certeza de que ficará bom preparado com qualquer eixe branco ou até mesmo salmão. Se usar defumado, lembre: não precisa adicionar sal e nem deixar marinando no suco de limão, laranja, azeite e raspas. Se usar peixe fresco e não defumado, faça a mistura de limão+laranja+raspas+azeite, regue os filés cortados finamente (mais fino que sashimi!) e deixe marinando na geladeira por no mínimo 1 hora.
Segue foto do livro, para que você tenha uma ideia de como deve ficar se feita com peixe fresco.
Related Posts
Cerveja de Quinta: Duvel Tripel Hop 2015 Le Grand Burger, o Melhor de Porto Alegre