Receita de Focaccia ao Alecrim
Receita de Focaccia ao Alecrim, típica da Itália, Região da Ligúria.
A Focaccia é o que muitos no Brasil poderiam chamar de pizza sem queijo (sem molho!). A simplicidade de uma massa com toque de alecrim pode até assustar quem à primeira vista sabe do prato sem o ter provado. Mas é impressionante a riqueza de sabores possíveis de se adquirir com esta Receita de Focaccia! A dica é que use os melhores ingredientes que puder e mãos à obra!
A receita de focaccia que segue é a que fiz, a partir da original do livro. Alterei principalmente medidas e tempos, pois fiz meia receita e não tinha muito tempo para fazer conforme indicado. Se desejar, dobre as quantidades.
Receita de Focaccia ao Alecrim – Focaccia al Rosmarino
Ingredientes
- 300 gramas de farinha de trigo;
- 10 gramas de fermento biológico;
- 200 ml de água morna;
- ½ colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 70ml de azeite extra virgem;
- Sal grosso ou flor de sal;
- Ramos de lecrim fresco.
Ingredientes opcionais
- 50 gramas de bacon em cubos;
- 1 cebola roxa pequena picada em tiras;
- Manjericão;
- 1 tomate italiano.
Modo de preparo
Dissolva o sal e o açúcar na água morna e junte 1 colher de azeite e metade da farinha. Bata até obter uma massa homogênea e líquida. Acrescente o fermento e mexa mais um pouco. Adicione a outra metade da farinha e mexa bem. Amasse até misturar bem e se precisar, polvilhe um pouco mais de farinha (mas não muito, pois é uma massa macia, que precisará ser esticada com os dedos depois).
Hora de deixar a massa crescer! Existem duas opções: naturalmente, ou com a ajudinha de uma fonte de calor. Pode ser com a fonte de água quente que achar mais prático (forno, bacia com água quente embaixo do recipiente onde vai deixar a massa crescer, ou naturalmente se as temperaturas ajudarem. Observe apenas que o recipiente onde a massa crescer precisa estar untado com azeite de oliva e a massa precisa estar tampada (para não ressecar).
Após 30 min, achate levemente com os dedos a massa e deixe crescer por mais 30 min. Após esse tempo, espiche a massa na assadeira untada com azeite (pode ser uma dose generosa – azeite na focaccia nunca é demais! – até que fique da espessura de uma pizza. Salpique sal grosso ou flor de sal e deixe crescer por mais 20 minutos. Passado este tempo, faça pequenos sulcos com os dedos, coloque o restante do azeite e deixe fermentar por mais 20 min.
Passado esse tempo, dei meu toque pessoal: polvilhei metade da forma com alecrim fresco , como indicava a receita original; ¼ com tomate e manjericão; outro ¼ restante com cebola roxa e bacon. Após “temperar” a focaccia, coloque para assar em forno pré-aquecido por um período de 20 a 30 min, ou até que esteja dourada a seu gosto na parte superior.
Origem: a Ligúria, região que tem como capital a cidade de Gênova, é considerada o principal ponto comercial da Itália. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, tem na sua culinária típica, desenvolvida inicialmente para a alimentação de marinheiros. A Focaccia é o principal exemplo disso. Esse pão achatado que resiste bem, com sabor e frescura por vários dias, é comumente servido como antepasto e apresenta variações na receita, conforme a região da Itália.
— — —
A receita foi extraída desta coleção de livros que comentei aqui, e comprei na Estante Virtual (que ainda tem vários exemplares), só conferir neste link aqui!
Related Posts
Receitas Típicas da Itália Compras de Viagem: 5 Coisas para Trazer na Bagagem
Fiz. Ficou ótima! Obrigada.
Olá tudo bom! Na receita de focaccia o fermento usado é o seco para pão ou o que parece uns pedaços😄? Ou o branquinho de bolo? Um abraço.
Olá Lúcia!
O fermento usado é o para pão – pode ser seco ou úmido.
Espero que sua focaccia fique linda!
Abs, Janina
Adoro foccácia essa receita é ótima obrigada.