Fondue de Queijo
Receita deliciosa de Fondue de Queijo para uma noite fria de inverno.
O Fondue de Queijo é a opção perfeita para um jantar romântico ou descontraído nas noites de inverno. Até mesmo quem não é lá muito fã de queijo gosta, e com a chegada das temperaturas mais baixas (pelo menos no sul do Brasil), passa a fazer parte do cardápio de ocasiões especiais.
Os acompanhamentos do fondue de queijo são uma atração à parte e variam de acordo com as preferências de cada um. E como muitos talvez não saibam, a composição do queijo derretido em si. Digo isso porque apesar de parecer, fondue de queijo não é apenas queijo derretido.
Claro que é muito mais prático comprar fondue de queijo pronto. Mas pense comigo: existe uma infinidade de queijos, um outro tanto de ingredientes que podem ser usados para temperar o fondue, porque não criar uma receita sua e exclusiva?! Pois, eu não tinha pensado nisso, até nossa viagem para a Suíça na Páscoa.
Viajamos com a intenção de preparar fondue em casa e no mercado vimos duas opções: fondue de queijo pronto e mix de queijos gruyère e vacherin. Escolhemos o mix e em casa, adicionamos os outros ingredientes sugeridos. Gostamos tanto que repeti a receita aqui em casa, com queijos que penso serem mais fáceis de encontrar.
Veja como fazer fondue de queijo. Segue a receita, com medidas para duas pessoas.
Receita de Fondue de Queijo
Ingredientes
- 100 g de queijo gruyère;
- 100 g de queijo comté;
- 100 g de queijo emmental;
- 1 dente de alho;
- 1 cebola pequena;
- 3/4 de xícara de vinho branco, cava ou espumante de aroma frutado e levemente adocicado;
- 1 colher rasa de manteiga;
- 1 colher rasa de amido de milho;
- Sal, pimenta branca e noz moscada.
Modo de preparo
Rale os queijos. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Descasque o alho. Aqueça uma caçarola (eu usei a mesma onde mantive o fondue aquecido) e derreta a manteiga. Refogue a cebola até que esteja bem cozida e adicione o alho moído. Refogue por um minuto e adicione os queijos.
Derreta os queijos em fogo baixo a médio. Quando estiver derretido, adicione o vinho misturado com o amido de milho. Tempere com pimenta branca e noz moscada a Quando estiver bem misturado, está pronto!
— Acompanhamentos
Em Caen, na França, provei um fondue preparado com um vinho frutado e levemente adocicado. Achei a combinação excelente e que repeti, apenas mudando o da cava para o vinho branco.
Nesta mesma ocasião, foi servido como acompanhamento para o fondue de queijo a fórmula que tenho repetido: batata cozida (amarela ou vermelha, pequena) com casca e bastante sal, pão quentinho e embutidos: presunto, salame e copa. É o que recomendo para este fondue.
— Dicas
- Apesar de parecer estranho colocar amido de milho no fondue de queijo, reafirmo o quanto ela é importante. Do contrário, o vinho (que dá aquele gostinho especial no fondue) não se mistura com os queijos. Vão por mim, eu testei;
- Se o queijo engrossar, misture mais um pouco de vinho com amido de milho;
- Use a sua criatividade na hora de escolher os queijos, o vinho/espumante que tempera o fondue e os acompanhamentos;
- Se você não tem panela de fondue, não se intimide: use uma panela de ferro (ou alguma outra que preserve o calor por mais tempo) e aqueça quando esfriar. Eu não tenho ainda aparelho de fondue e uso a chapa da racleteira para manter o queijo aquecido, como podem ver na foto abaixo.
Related Posts
7 Dicas de Passeios em Paris Receita de Batata com Linguiça no forno