Em Florença, visite a Farmácia de Santa Maria Novella
Dica de Florença, para quem quer ir além da Ponte Vecchio e o Davi de Michelangelo.
Preciso sinalizar que nossa visita em Florença, durante a última viagem à Itália, foi muito mais para visitar Cinque Terre do que as atrações da cidade em si. Longe de mim querer desfazer dessa que é uma das cidades europeias mais ricas em cultura e história onde já estive, mas como já comentei anteriormente, gosto de deixar coisas a fazer para trás para ter sempre uma desculpa para voltar.
Mas é claro que estando lá visitamos o Duomo de Florença, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Piazzale Michelangelo, entre outros pontos turísticos importantes da cidade. Ocorre que sou dessas que gosta de postar informações diferentes, para não cair na mesmice e dar dicas de viagem que possam acrescentar para quem está programando a sua, ao invés de apenas repetir.
E por isso decidi que sobre Florença – essa cidade tão explorada turisticamente falando – vou escrever apenas sobre dicas de onde comer e beber cerveja artesanal e sobre este lugar encantador que é a Farmácia de Santa Maria Novella. Espero que perdoem a ousadia e lembrem sempre que a caixa de comentários do blog é aberta para quem quiser fazer perguntas.
A Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella
Realmente não entendo como este lugar lindo não está no topo das atrações turísticas da cidade de Florença, mas espero te convencer a visitar a mesma como este post!
— — —
O que é
Uma farmácia com mais de quatro séculos de história, que utiliza técnicas seculares de manuseio de plantas e ervas, para uso medicinal, perfumaria, herboristeria (para produção de chás), produtos para cuidados de animais de estimação, chocolate, velas, aromatização de ambientes e mais. Parte de suas instalações atuais eram até o século 17, uma capela de um mosteiro.
— — —
História
A história da Farmácia de Santa Maria Novella começou no século 13, com a chegada dos frades dominicanos em Florença. Junto da Igreja de Santa Maria delle Vigne eles começaram as atividades da oficina farmacêutica, cultivando plantas e ervas medicinais, para a produção de medicamentos destinados a enfermaria do convento.
Em 1381 criaram a sua famosa água de rosas, usada na época como desinfetante para os frequentes surtos de peste. Em 1533 eles criaram sob encomenda um perfume para a rainha da França, Caterina dè Medici (da nobre família de Florença), com base em essência de bergamota, chamada Acqua della Regina.
Em 1590 o laboratório foi ampliado, ganhando maior autonomia em relação ao convento. Em 1612 a oficina farmacêutica abriu oficialmente para o público em geral, passando a ser uma atividade comercial dos monges. Ao longo dos séculos de trabalho, produtos importantes para a evolução da indústria farmacêutica e cosmética foram desenvolvidos pela Farmácia de Santa Maria Novella, assim como novos ambientes foram anexados para bem atender ao público crescente – é o caso da transformação da Capela de São Nicolau (que também pertencia ao mosteiro) em uma sala de vendas.
Todas estas transformações podem ser apreciadas – assim como o trabalho que é desenvolvido até hoje na farmácia – com a visita a este local histórico.
— — —
O que fazer
Além de explorar a beleza do local com olhos de turista, você pode fazer compras, observar os profissionais trabalhando no manuseio de ervas e plantas ara o uso da farmácia e degustar um bolo, chá ou digestivo na deliciosa Sala de Chá do lugar.
— — —
Como é
Uma atividade turística diferente, que proporciona além de momentos agradáveis, um período de relax entre museus e outros pontos históricos. Isso porque, ao contrário das demais atrações de Florença, não é lotado de turistas e você não sofre com filas.
— — —
Onde é
Endereço: Via della Scala, 16 – 50123 – Florença – Itália
Site: http://www.smnovella.com/
— — —
Para ver mais posts com dicas da Itália, acesse aqui!
Related Posts
19 Atrações turísticas gratuitas em Bruxelas Você já ouviu falar de Dubrovnik? Saiba mais sobre a principal locação do Game of Thrones
[…] di Firenzi. Não trago uma lista muito grande de dicas, pois como comentei no post anterior sobre a Farmácia de Santa Maria Novella, usamos esta cidade como base para visitar Cinque Terre e outras cidades da […]
[…] comentei no post sobre a Farmácia de Santa Maria Novella, nos hospedamos em Florença para realizar um passeio em Cinque Terre. E uso o termo passeio por um […]