Como preparar Peito de Pato
Seguindo com a lista dos clássicos franceses, hoje é dia de Magret de Canard! Conheça todos os truques e dicas de acompanhamento para preparar o peito de pato perfeito!
Uma das maiores estrelas da culinária francesa, a carne de pato ainda é muito pouco consumida pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, enquanto a média de consumo anual no Brasil é de 21g, na Europa a média é de 2kg. A oferta também é pequena: o maior produtor brasileiro, o Villa Germânia, exporta 60% da produção. Os custos de uma criação de patos também são altos, o que faz com que esta não seja uma opção muito ambicionada pelos agricultores.
Porém o preço é certamente o maior responsável pelo consumo baixíssimo. Em uma busca rápida, é possível perceber como o preço do peito de pato no Brasil pode ser salgado. Mas acredito que vale a pena investir quando for para alguma ocasião especial – meio peito serve muito bem duas pessoas. A carne tem sabor forte e marcante, e pede acompanhamentos caprichados. Se você tiver acesso ao magret mais barato, de algum produtor menor ou familiar, melhor ainda!
Sobre a carne de pato
Ao contrário do que se pensa, devido a camada grande de gordura que a pele de pato tem, esta carne é mais digestiva e menos calórica do que o frango. É em forma natural, tão escura quanto a carne bovina, com um tom mais próximo do púrpura do que o vermelho. Mesmo assim, é caracterizada como carne branca. É rica em vitaminas e proteínas do complexo B, além de excelente fonte de ferro. Após o cozimento, é muito mais rígida e resistente do que outras carnes, e cada preparo e corte requer o uso de diferentes técnicas.
O preparo do Peito de Pato
Apesar de toda pompa, o preparo do magret não é complicado. Requer atenção mais do que qualquer coisa. Se você deseja fazer o peito de pato perfeito, basta seguir estas dicas de preparo, que não terá erro. O ponto correto do pato não é cru, é rosado. A gordura e o ponto levemente mal passado é que garantem uma carne macia, suculenta e saborosa. Se passar demais, ficará seco e duro.
Como preparar Peito de Pato (Magret de Canard)
Ingredientes
- Peito de pato;
- Sal e pimenta preta moída na hora;
- Fio de manteiga e azeite (apenas se o magret de canard não for muito gordo).
Modo de preparo
Com uma faca bem afiada, faça losangos (quadriculado) na pele e gordura do pato. Não é necessário fazer esse procedimento na parte da carne. Corte com cuidado a gordura, até quase alcançar a carne.
Tempere com sal e pimenta preta moída fresca. Aqueça uma frigideira em temperatura média. Se a camada de gordura for mais fina que um dedo e a sua frigideira não for antiaderente, adicione um fio de azeite de oliva ou manteiga. Quando a frigideira estiver quente, coloque o magret para fritar, com a parte da gordura para baixo. mantenha uma temperatura média, não muito alta (isso garante que a gordura não queime) e nem muito baixa (isso faz com que os sucos da carne sejam liberados e ao invés de grelhar, cozinha e fica duro).
Na medida em que a gordura da pele vai derretendo, use uma colher para regar a carne com esta mesma gordura. Assim que a mesma estiver bem dourada e derretida, vire para que doure o lado da carne. O tempo é de mais ou menos 8 minutos no total. Mas depende muito do tamanho do peito de pato.
Sirva cortado em fatias da grossura de um dedo. Se ao começar a cortar o mesmo, perceber que está muito mal passado, a ponto de dificultar o corte, leve novamente à frigideira (ou ao forno bem quente), até que a parte interna da carne fique no ponto ideal: rosado.
Acompanhamentos do Peito de Pato
Para contrapor esta carne de sabor forte e marcante, são indicados acompanhamentos com frutas e de toques adocicados, que podem estar no molho ou complementos. O mais tradicional é servir com batatas gratinadas. Alguns preparos que já fiz:
- Magret com Molho de Laranja, Aspargos e Cuscuz
- Magret com Molho de Frutas Vermelhas e Risoto de Brie
- Magret com Batatas e Nectarinas Grelhadas
- Magret de Canard com molho de laranja e Tupinambur + Cogumelos na Manteiga
Dica
Apesar de estar no fim, não é menos importante: guarde a gordura do pato! Ela serve para preparar outros alimentos, veja esta Receita de Batata Frita na Gordura de Pato.
— — —
Todas as receitas testadas pela serie Clássicos da Culinária Francesa podem ser conferidos neste link aqui.
Related Posts
Hopfeest da Palm Hop Select Sobre o MasterChef Brasil
[…] 14 – Magret de Cannard […]
[…] 14 – Magret de Cannard […]
[…] Magret de Canard […]
Gostei muito das dicas.
Vi no Masterchef e fiquei curioso.
Gostei muito das dicas.
[…] Magret de Canard […]
[…] Magret de Canard […]
Ja fis muita pato Assado interior mais so o peito grelhado nao gostei da receita vou faser no ano novo
Encantada com as dicas. Obrigada
[…] Magret de Canard […]
[…] – Como preparar peito de pato – mais um dos posts mais acessados que é de 2015 e não sei se meu conteúdo não tem mais […]
[…] Magret de Canard […]
Amo a França sua culinária, cultura e idioma Antonia Reis
É um país muito rico culturalmente.
Abraço,
Janina