Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Petiscos, Receitas

Como fazer Prensadinhos para festa

Faz tanto tempo que quero postar essa receita! Espero que você goste de Prensadinhos.

Os Prensadinhos são um dos petiscos típicos de festa mais old school que conheço. Fiquei muito tempo sem comer eles (ok, talvez eu não seja muito assídua em festinhas infantis), mas desde que mudamos para a Bélgica, comecei a fazer eles. Sempre penso neles como uma opção saudável de snack – rende várias mini porções e dura vários dias na geladeira. Se manter os mesmos em um pote fechado, é claro.

Para quem não é familiarizado com a iguaria, é um sanduíche prensado, recheado com lindas camadas, super colorido, e geralmente servido como finger food. Da minha parte, gosto de rechear com pepino em conserva, beterraba (aqui compro já cozida), cenoura cozida, presunto e queijo.

Mas sei que podem existir muitas variações – eu uso estas na minha receita de Prensadinho porque penso ser as que tem maior aderência, facilitando a montagem. Mas se você tem ideias diferentes, please compartilha comigo na parte dos comentários! Abaixo, segue a lista de ingredientes e meu modus operandi.

Como fazer Prensadinhos para festa

Ingredientes

  • Pão fatiado sem casca (mesmo que é usado para torta salgada);
  • Pepino em conserva;
  • Beterraba cozida;
  • Cenoura cozida;
  • Presunto fatiado;
  • Queijo fatiado;
  • Cream cheese;
  • Azeite;
  • Palitos de dente.

Não indiquei quantidades de nada pois depende muito do tamanho de pão que você usar!

Para prensar: você vai precisar de um pano limpo e úmido, uma forma e algum “peso” para prensar o mega sanduíche (eu uso uma travessa de cerâmica + sacos de arroz e feijão).

Modo de preparo

Corte os legumes em fatias bem finas. Separe o presunto e o queijo. Em um recipiente a parte, misture um pouco de cream cheese com uma colher de azeite e outra de água. Esse “molho” será usado para umedecer os pães que usará para montar os prensadinhos.

A ideia toda desse salgadinho é montar um sanduíche gigante, com as fatias inteiras do pão, em várias camadas, que será prensado e depois cortado. Acho que pelas fotos da montagem dá para entender o processo.

Comece montando as camadas colocando uma das fatias do pão, pincele cream cheese e coloque fatias de queijo (uma camada completa). Passe cream cheese dos dois lados das próximas fatias (menos das que ticaram na parte de fora dos prensadinhos), como um sanduíche normal. A grande diferença é que é grande e para cada elemento do recheio, usa-se uma camada de pão, e não apenas as duas fatias normais de um sanduíche.

Siga o processo adicionando depois a cenoura, mais pão com cream cheese, depois o presunto, depois a beterraba (ou na ordem que achar melhor) e por fim, a camada de pepino. Tudo montado dentro de uma forma, com o pano úmido por baixo. Este pano deve envolver todo o sanduíche (mas com um pouco de folga) antes de prensar. Isso vai garantir que não resseque enquanto fica na geladeira.

Depois de montado e coberto o pano úmido, pressione o mega sanduíche até que reduza uns 30% de seu tamanho. Eu uso uma travessa de porcelana, que é um pouco maior que o pão de forma, assim reduzimos a altura do sanduíche uniformemente. Coloque algo pesado por cima (eu uso pacotes de arroz ou feijão) e deixe descansando na geladeira até o dia seguinte. Quando for servir, retire da geladeira, corte em tiras e depois em quadradinhos, espete palitos de dente e sirva frio.

— — —

Outras receitas de petiscos e entradas, acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.