Acompanhamentos, Receitas, Saladas
Como fazer granola
Granola é um complemento alimentar que pode ser doce ou salgada!
Eu nunca fui muito fã de granola, até conhecer as delícias que a minha amiga nutricionista Fernanda Maciel começou a produzir verdadeiras delícias. Mas morando longe ficou difícil consumir os produtos dela e a necessidade de uma alimentação saudável me fez começar a fazer as minhas próprias granolas.
Peguei as ideias dela para definir os e aqui seguem minhas dicas de como fazer granola. Mas desde já aviso que o principal é ter cuidado para fazer ela ficar crocante sem tostar (eu odeio aquele tipo de granola que preciso ficar horas mastigando!).
Como fazer granola
A minha fórmula é praticamente a mesma para versão doce ou salgada, mudo alguns ingredientes e os temperos. Procuro colocar nozes variadas, aveia em flocos, corn flakes e temperos. Geralmente faço granola doce de coco e granola salgada de lemon pepper. Veja dicas de preparo abaixo.
Para a granola doce você vai precisar de:
- aveia em flocos (que é mais macia e deixa a granola mais leve, a meu ver);
- corn flakes (gosto de colocar porque dá uma base crunch, mas não pode ter sabor nem açúcar);
- nozes (uso pecã, amêndoas e castanha de caju);
- raspas de coco;
- para adoçar: mel, geleia, açúcar mascavo, maple syrup…o que mais apetecer! Eu uso xarope de coco bio;
- pitada de sal;
- semente de linhaça;
- frutas secas (eu não coloco, então fica ao seu critério).
Como fazer granola doce: as quantidades ficam ao seu critério, eu costumo usar 3/4 de xícara de corn flakes, 3/4 de xícara de aveia, 1 xícara de raspas de coco, 1/2 xícara de cada noz e 1/3 de xícara de linhaça. Corte as nozes grosseiramente, misture tudo e tempere com uma pitada de sal e o que escolheu para temperar (a quantidade também varia bastante).
Misture bem e leve ao forno em temperatura baixa (entre 50 e 90 graus), lembrando de misturar a cada 30 minutos. Se usar uma forma de borda baixa, fica pronto mais rápido. Para mim, em geral, levo mais ou menos duas horas para ficar pronto.
É bom ficar atento a temperatura do forno, para evitar que queime. É mais um processo de secar do que de assar propriamente dito. Quando as nozes estiverem crocantes, está pronto!
Sobre adição de frutas secas: eu particularmente gosto de colocar apenas coco. Mas já fiz com goji berry e uva passa, e minha recomendação é de que que coloque apenas quando a granola já está quase pronta (cinco minutos finais). Do contrário, tenho a impressão de que elas passam do ponto muito rápido!
— — —
Para a granola salgada você vai precisar de:
- aveia em flocos;
- corn flakes;
- nozes (pecã, castanha do pará, pistache, cardamomo…);
- sementes (linhaça, girassol, abóbora e pinoli);
- lemon pepper e sal;
- azeite de oliva (ou outro de sua preferência).
Como fazer granola salgada: o processo é exatamente o mesmo da granola doce. Pico as nozes, misturo, tempero ao meu gosto e levo ao forno até que as nozes estejam crocantes.
É o complemento ideal para saladas, sopas e onde mais você achar que combina.
— — —
Gosta de receitinhas saudáveis? Confira este link com opções de salada que já postei aqui no blog! E aqui no blog antigo da Fer tem várias receitinhas saudáveis que valem à pena ser testadas!
Related Posts
Kipkot, para provar o frango assado típico belga Viagem para Praga, a cidade de Franz Kafka
[…] Granola salgada (veja receita aqui); […]