Como fazer Dobradinha Simples
Muitas pessoas repudiam o mondongo por seu cheiro forte. Na receita de hoje ensino Como fazer Dobradinha Simples, com molho e sem cheiro ruim.
Esta é uma receita de viagem ao passado, pois me orgulho de ter preparado a mesma para pessoas que nunca haviam provado mondongo. Com aprovação plena! O fato de tirar o cheiro do bucho faz toda diferença nesta receita simples, e é possível que realizando desta forma que indico, você também terá sucesso.
Em tempos de carne bovina com preços nas alturas, é bom apostar em ingredientes mais simples e baratos como a dobradinha. Mas o que é “dobradinha”? Dobradinha, bucho, tripa e mondongo são termos utilizados para designar a parte comestível do estômago de animais, principalmente bovinos. Dobradinha também é o termo utilizado para o ensopado preparado com “bucho” bovino, tradicional no norte de Portugal e no nordeste do Brasil. Porém, preparos com estômago limpo de animais são tradicionais em diversas culturas ao redor do mundo.
Como tirar o cheiro do bucho
Você vai precisar de:
- 1kg de bucho bovino (tripa branca que já venha limpa);
- 4 limões grandes;
- Água quente.
Aqueça a água até quase ferver. Extraia o suco de 2 dos limões. Coloque o bucho em uma bacia e regue com o suco de limão. Se estiver inteiro, esfregue bem. Se estiver em tiras, misture bem. Coloque água quente sobre ele para remover o limão e boa parte do cheiro. Escorra a água e esfrie o mesmo com água fria para que possa cortar.
Corte em tiras ou cubos regulares. Descarte as gordurinhas (o que não for fibroso). Coloque para cozinhar por 5 min. (ou até que ferva por 2 min.) em uma panela normal o bucho, suco de 1 limão e água até que baste para cobrir. Jogue fora a água e repita o processo mais 2 vezes. Porém, na segunda e terceira limpeza por cozimento, não precisa colocar limão.
E assim ele deverá ter perdido a maior parte do cheiro ruim. Veja a receita completa abaixo!
Como fazer Dobradinha Simples
A dobradinha simples nada mais é do que o bucho preparado com molho de tomate. Os demais elementos tradicionais – linguiça calabresa, carne seca, bacon e feijão branco são opcionais, neste caso.
Ingredientes
- 1 kg de bucho limpo e sem cheiro (limpeza conforme indicada acima);
- 1 kg de tomates;
- 2 cebolas de tamanho médio à grande;
- 3 dente de alho;
- Molho de pimenta vermelha;
- Sal e pimenta (moída e em grãos);
- Salsa, louro, alecrim e cebolinha;
- Azeite;
- Pão francês ou arroz e salada verde para acompanhar.
Modo de preparo
Com o bucho limpo, sem a água dos primeiros cozimentos que removeram o seu cheiro, leve para cozinhar na panela de pressão de 20 à 30 min. algumas folhas de louro, um ramo de alecrim, pimenta em grãos, suco de meio limão e um fio de azeite de oliva.
Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em cubinhos, descasque os tomates (veja como neste post aqui), remova as sementes e corte grosseiramente. Esmague o alho, corte finamente salsa e cebolinha (em quantidade ao seu gosto).
Em uma panela grande, refogue a cebola com um pouco de azeite de oliva. Quando estiver translúcida, adicione o alho. Refogue por mais dois minutos, adicione o tomate e a tripa picadinha e mexa bem.
Descarte a água do cozimento do bucho e coloque ele na panela onde está sendo preparado o molho de tomate. Ajuste sal, pimenta e molho de pimenta ao seu gosto (eu prefiro um pouco picante). Deixe cozinhar em fogo médio até que tenha formado um molho encorpado e até que o mondongo tenha incorporado bem os sabores do molho (cerca de 40 minutos).
Se servir como ensopado, escolha o pão como acompanhamento e finalize com salsa e coentro picados com a dobradinha já no prato. Mas se consumir como carne com molho, combine com arroz branco e salada verde.
Dica: para eliminar o cheiro que por vezes fica no ambiente após a limpeza do bucho, ferva cascas dos limões que usou para a limpeza com água em uma panela e faça uma espécie de vapor perfumado. Ajuda muito!
— — —
Este prato é exatamente igual ao que provei em Florença, a Trippa alla Fiorentina. Justificando assim minhas origens italianas!
Related Posts
Dicionário de culinária: Fouet ou Batedor Peck 47, brunch em Bruxelas
Parece bem interessante. vou experimentar.
Depois que testar, compartilha aqui no site o que achou da receita!
Abs e até mais!
aqui no sul em criciúma sc o kg do mondongo é 15,90 não é barato não rabo bovino kg 18,00 figado bovino rs 11,00
Obrigada pelas dicas, estou fazendo pela primeira vez, tá indo bem, mas ainda não está pronto, depois te conto como ficou.
ps: aqui no interior de SP também paguei 13,90 o kg.
Que delícia, quero ver mesmo!
Abs,
Janina
Vou seguir todas as dicas ?
Eu amei.
Fiz e ficou delicioso!!!!!
Obrigada por compartilhar esta receita.
Obrigada Débora!
Fico muito feliz que tenha gostado!
Na próxima envia uma foto que vou publicar no meu instagram!
Abs e até mais!
Janina
Sou Uruguaio.
NOS fazemos BUZECA DE MONDONGO
Refogados cebola alho pimentão junto a linguiça bacon costelinhas porco defumada.
Depois do mondongo.cortado estar pronto,botamos grão de bico e feijão branco(previamente cozidos) e batatas. Misturamos e deixamos cozinhar com sal e um toque de pimenta com orégano
Que delícia! Quase como o Mocotó que também se faz muito no Brasil, mas sem grão de bico.
Obrigada pela visita ao site!
Janina
[…] Como fazer Dobradinha Simples 80.722 views […]
Já estou na segunda fervura, com gotas de limão. Obrigada!
O bom é fazer em um dia e comer no outro Formosinho fica melhor… Engrossa o caldo
Verdade!
Bom apetite!
Janina
Dormido*