Blogmas 6 – Presépio Napolitano
O Presépio Napolitano é uma tradição italiana que você precisa conhecer!
E no Blogmas de hoje, quero apresentar para vocês o Presépio Napolitano! Conhecemos essa tradição belíssima no Natal passado, quando estivemos em Nápoles e região com amigos. Fiquei encantada com a preciosidade de alguns que vi e com o fato de muitos estabelecimentos comerciais da região montam os seus. Na entrada das lojas, e você pode ver de graça.
A tradição italiana do Presépio Natalino tem origem em São Francisco de Assis, que em 1223, em Greggio (Úmbria), representou pela primeira vez a Natividade com uma cena ao vivo. A primeira representação escultural do presépio italiano é do final dos anos 200, quando incluía apenas oito figuras: Madonna (Maria), Giuseppe (José), Bambino Gesu (menino Jesus), asino (o burro), bue (boi) e Re Magi (os Reis Magos). Com o tempo, o presépio evoluiu para incluir os anjos e os pastores com seu rebanho.
O Presépio Napolitano: como surgiu e o que representa
Foi no final dos anos 600 que o Presépio Napolitano assumiu um aspecto mais teatral com sua mistura de sagrado e profano e, finalmente, em 1700, a confecção do presepe em Nápoles se tornou uma verdadeira arte. Passou a adornar as casas da aristocracia e logo depois, tornou-se uma tradição generalizada na região.
Foram os artistas napolitanos que deram à cena sagrada um cenário mais realista, com a introdução de elementos da vida do cotidiano. Uma vila inteira geralmente é representada ao redor da cena da Natividade, e inclui entre outros, padeiro, ferreiro e até um açougueiro…além do pastor dormente chamado Benino.
A lenda do Benino
Todo Presépio Napolitano tem um Benino, e a lenda em torno dele é algo fascinante (pelo menos para mim!). Segundo dizem, o presépio não passa de um sonho desse personagem adormecido. Toda a cena natalina pertence ao sonho do Benino e, por esse motivo, é importante que ninguém o acorde, caso contrário, toda a magia desaparecerá imediatamente.
Benino também conhecido como Benito, provavelmente essa distorção deriva do período fascista, mas o nome original é Benino, um nome que também ocorre na famosa Cantata dei Pastori. É um personagem de grande importância no simbolismo do Presépio Napolitano no estilo 700, bem como em todo o mundo.
Para ver o Presépio Napolitano em Nápoles e região
Já visitei alguns presépios belíssimos quando estivemos em Sorrento (são algumas destas fotos que ilustram este post) e em Nápoles há uma rua, a Via San Gregorio Armeno, também conhecida como “Via dei Presepi”.
A rua é conhecida em todo o mundo por sua função artística (lá estão concentrados os melhores artesãos de Nápoles), onde os artistas produzem durante todo o ano, peças para os presépios.
Você pode visitar as oficinas de San Gregorio Armeno durante o ano todo e as informações para a visita estão neste site aqui. Na mesma região fica o Museu Permanente do Presépio Napolitano (fotos acima), que pode ser visitado durante o ano inteiro. Endereço: Basilica di San Paolo Maggiore, Piazza San Gaetano – 80138 – Napoli NA – Itália
Um Presépio Napolitano para ver em São Paulo
No Museu de Arte Sacra de São Paulo é possível visitar um autêntico Presépio Napolitano, com mais de 1600 peças. Levado de Nápoles para o Brasil em 1949, as peças produzidas no século 18, remontam uma vila napolitana setecentista.
Esta cena já no Brasil tem uma história riquíssima, que você pode visitar por apenas R$ 6 – aos sábados, o ingresso é gratuito. Para conferir todas as informações sobre horários, acesse o site oficial do MAS.
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP
CEP 01102-000
Related Posts
Blogmas 5 – Bolo de Nozes Blogmas 7 – Salada com Figos