Como fazer confit de pato
Confit de pato, receita simples e muito saborosa, mais um clássico francês testado pelo blog!
Depois de meses, volto com mais um clássico da culinária francesa e desta vez com dica de como fazer Confit de Pato! Peço desculpas pelo hiato, mas com a mudança de endereço + calor + viagens, ficou difícil testar novos pratos.
Ao mesmo tempo, estou louca para terminar essa série de testes de clássicos, que começou há um bom tempo atrás. Hoje venho com Confit de Pato (pato confitado, confit de canard), e a lista de receitas testadas, assim como a lista de receitas que ainda faltam ser testadas, vem logo após a receita em si.
Para quem está planejando visitar Paris, entre os diversos posts com dicas para visitar a cidade, e inclui um dos melhores lugares para quem quer provar Confit de Pato pela primeira vez. Para ver todos os posts sobre Paris, acesse aqui. Para ver infos sobre o restaurante Chartier, que indico para quem quer provar confit de canard, acesse aqui.
Como fazer Confit de Pato
Ingredientes
- Duas coxas e sobrecoxas de pato;
- Sal grosso;
- Alecrim, louro fresco, tomilho, sálvia, alho (opcional) e pimenta branca;
- 500 ml de gordura de pato ou porco;
- 200 gramas de batatinhas, alho, tomilho, manteiga e mix de cogumelos para acompanhar.
Modo de preparo
Tempere as coxas com meia colher de sopa de sal grosso, tomilho, louro, alecrim e sálvia picados, pimenta branca moída na hora e reserve. Deixe marinar por pelo menos 2 horas (se for muito quente, deixe marinando na geladeira). Não coloquei alho, mas pode colocar se desejar!
Para confitar, limpe bem o tempero das coxas com um papel toalha. Aqueça a gordura de pato (fiz com gordura de porco e ficou ótimo!) em uma panela grande o suficiente para as duas coxas até 80 graus e reduza para a temperatura mínima. Adicione as coxas e deixe cozinhar na gordura por duas horas e meia. A gordura não pode ferver, então tenha cuidado!
O confit de pato está pronto e pode ser usado neste mesmo momento. Para ser usado em outra ocasião, coloque junto com toda a gordura em um pote e guarde na geladeira.
Para servir, tire as coxas da gordura e em uma assadeira, leve ao forne a 200 graus por 20 a 30 min (depende do tamanho das coxas que você tiver preparado). Essa mesma receita pode ser usada para confitar galinha caipira. A diferença é que ao invés de confitar por 2h30, irá cozinhar por 4h.
Para o acompanhamento: cozinhe as batatinhas com casca em água salgada por no máximo 8 min. Corte em pedaços menores e reserve. Limpe os cogumelos, corte em fatias e reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e adicione as batatinhas para dourar. Quando estiverem quase douradas, adicione alho e os cogumelos para refogar, com algumas folhinhas de alecrim. Sirva como acompanhamento do confit de pato.
— — —
Confira neste link aqui a lista completa de receitas clássicas francesas que já foram testadas pelo blog!
Related Posts
Onde ficar em Sorrento Costa Amalfitana
[…] postei aqui neste link a receita de pato confit, mas você pode usar esta mesma receita que segue para confitar outros […]
[…] Confit de Pato […]
[…] Confit de Pato […]
[…] Confit de Pato […]
[…] é quase o mesmo de quando preparei o confit de pato tradicional em post que você pode conferir aqui. Bon […]
Maravilha
O difícil é cozinhar a 80 graus
Só com termômetro, hehehe.
Janina