Acompanhamentos, Legumes, Receitas, Vegetariana
Abobrinha refogada com cogumelos
Dica de hoje nem é bem uma receita, mas uma sugestão de preparo que pode ser usada como acompanhamento ou incrementar pratos: Abobrinha refogada com cogumelos. Mais uma para nossa lista de preparos com legumes e vegetais.
Sou daquelas que aproveita a situação – no caso, alimentos sobrando na geladeira – para criar novos pratos e evitar desperdício. Ocorre que isso é muito comum com vegetais aqui em casa: como cozinho geralmente para duas pessoas, abobrinha, bandeja de cogumelos, pimentões, brócolis e berinjela, acabam sempre meio que “sobrando”, pois raramente uso por completo em um preparo.
E uma das combinações que mais me agrada (e preciso me controlar para não colocar em tudo!) é Abobrinha refogada com cogumelos. Você vai ver que o preparo não tem nada demais, por isso nem ousei chamar de receita, mas fica o registro como uma excelente sugestão para quem quer dar um sabor mais cremoso e amanteigado para um prato ácido.
E o preparo não poderia ser mais simples: corto os legumes em cubinhos, aqueço uma caçarola, coloco manteiga. Quando ela estiver começando a dourar (isso ajuda a deixar os alimentos com leve gosto de nozes!), adiciono os legumes picadinhos. Se tenho pressa, coloco para refogar em conjunto – eles tem um tempo de cozimento (muito rápido) bem similar. Ajusto o sal e sirvo com o que for o prato do dia. Se apreciar, pode adicionar salsinha picada.
Confira algumas sugestões de “uso” de Abobrinha refogada com cogumelos.
Complemento
Este refogado simples pode servir de complemento para pratos como sopas e carnes refogadas. No caso da sopa de tomates, por seu sabor untuoso, ajuda na redução da acidez.
Acompanhamento
Como já comentei aqui, sou muito fã de legumes e vegetais de cocção rápida, refogados, servidos como acompanhamento. Esta combinação de abobrinha + cogumelos refogados completa uma refeição que já tenha carne, arroz e salada, por exemplo.
Finalização
Dizem que se come também com os olhos e sou muito adepta de teoria de que precisa ter sempre um “verdinho” no prato. Neste, o refogado não só deixa o prato mais colorido, como também mais saboroso e nutritivo.
Petisco
Sou muito fã de antespastos em geral, para se comer com pães e torradinhas. Além do Antepasto de Berinjela, gosto de preparar Baba Ganoush e Tomate Concassé levemente refogado. Mas esta Abobrinha refogada com cogumelos em cubinhos bem pequenos é uma excelente opção vegetariana de petisco!
Related Posts
Novo em Porto Alegre: Penz Bier – Das Haus Ellis Gourmet Burger, hamburgueria em Bruxelas
[…] aqui, com dicas de […]