Receita de Ceviche de Tilápia
Desde que descobrimos o filé de tilápia (vendido também como Filé de Saint Peter), passamos a elaborar somente ele como peixe. Hoje compartilho a Receita de Ceviche de Tilápia, como dica para um almoço leve nesta sexta-feira santa.
Mais uma vez o blog fazendo jus ao nome Receita de Viagem: a primeira vez que comi ceviche de peixe branco foi quando visitamos Curaçao, no Landhuí Misje. As recomendações sobre este restaurante estão neste post aqui.
Vamos à receita de peixe? Porção para duas pessoas.
Ingredientes
– 2 filés inteiros de tilápia/saint peter (+ ou – 400 gramas);
– 1 pimenta dedo de moça;
– 1 cebola roxa;
– 2 colheres de sopa de coentro;
– 3 limões;
– 1 colher de chá de gengibre;
– 3 colheres de azeite extra virgem;
– 2 tomates italianos;
– 1/2 grão de alho;
– sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo
Corte o filé de tilápia em cubos de aproximadamente 2cm. Tempere com sal e pimenta preta e adicione o suco de 2 limões. Deixe na geladeira marinando por aproximadamente 1h, ou até que o peixe esteja com aparência de cozido. É o limão quem faz este cozimento.
Enquanto isso, corte a cebola em tiras finas e deixe de molho em água gelada. Isso faz com que ela fique com sabor um pouco mais suave e não dominará o ceviche. Corte os outros ingredientes: tomate, coentro, pimenta dedo de moça, gengibre e alho.
Quando o peixe estiver completamente branco, retire da geladeira e remova parte do líquido. Esse líquido do cozimento pode ser servido à parte, para quem desejar acrescentar mais no próprio prato. Esta á a base que costumam chamar de leite de tigre no Peru (claro que não é feita exatamente assim).
Adicione todos os outros ingredientes ao peixe: azeite, alho, pimenta dedo de moça, coentro, tomate e gengibre. Ajuste sal e pimenta se achar necessário. Sirva acompanhado de pão fresco (recomendado para quem vai provar pela primeira vez) e mais limão.
Dicas: esta receita pode ser preparada com outros peixes brancos, apenas. Se desejar provar outros sabores e misturas, outros preparos de ceviche, indico a visita a Cevicheria Japesca, restaurante que já falei aqui neste post.
O peixe precisa ser fresco, não ter sido congelado. Se ele aquecer, perderá algumas de suas propriedades e sofrerá alteração de sabor. O peixe branco escolhido não pode conter muita gordura e a Tilápia é um dos mais saborosos disponíveis no Brasil para o preparo deste prato.
Origem: o Cevivhe é o prato nacional do Peru. A primeira versão encontrada do prato data de 2000 anos a.C., no litoral norte do Peru. Parte da culinária de todos os países dos Andes, o Ceviche é Patrimônio Cultural do Peru e tem até um dia especial, comemorado em 28 de julho.
Related Posts
Como cortar cebola sem chorar De Quinta: Cerveja Grimbergen Printemps
Ainda não provei ceviche e já ouvi falar da Chevicheria Japesca. Amo peixe desde pequenininha, hoje em dia é só a preguiça de gente que mora sozinha pra me animar a preparar! Hauhaue.
Quero muito fazer! Agora já sei onde consultar (:
Beijo querida,
Mess.
http://workingmachine.nu
Obrigada linda Alessandra Mess – workingmachine.nu@gmail.com
Depois que fizer, me conta como ficou, se gostou ou não. É importante saber se a receita está ok!
Beijos mil e até mais!
[…] dos pratos que provei lá, como o Ceviche (veja a receita) e a Pasta Trufada de Feijão Branco (veja receita) tinham sabor bem presente de alho e apesar de […]
[…] Eu recebi esta receita de Ceviche por e-mail de um supermercado aqui da Bélgica e por motivos de “não tinha o peixe indicado” resolvi dar meus muitos toques pessoais. E acabei fazendo ela como gosto, servindo com o que acho que combina e ficou deliciosa – tanto quanto a receita de ceviche de tilápia que já postei aqui. […]